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Projeto ensina alunos a combater a dengue na Escola Achilles Pazda, em Canoinhas

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Atividades contaram com participação de diversos profissionais

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Um projeto desenvolvido na Escola de Educação Básica Achilles Pazda, na localidade do Rio do Pinho, em Canoinhas, ensina alunos de todas as séries a combater focos do Aedes aegypti.

Idealizado pela pedagoga Daniele Soraia Lucas Andrejewski, as atividades são desenvolvidas com equipamentos que despertam a curiosidade das crianças, como microscópios, lupas, atividades lúdicas, fantasias de mosquito e uma caça aos focos do mosquito.

Daniele explica que decidiu desenvolver as atividades “por acompanhar as notícias a respeito do aumento significativo de Dengue em nosso estado e pelo fato de acreditar que para termos uma educação eficaz, a aprendizagem dos educandos deve ocorrer de forma significativa”.

A pedagoga esclarece que com atividades práticas e dinâmicas, os alunos têm uma maior absorção e assimilação de conteúdos e temáticas abordados.

Um dos objetivos da prática pedagógica é que o aprendizado não fique restrito aos muros da escola, com as crianças agindo como replicadoras do conhecimento em suas casas e demais ambientes que frequentam.

As dinâmicas são realizadas em conjunto com o uso de tecnologias, que mostram o desenvolvimento e ação do mosquito.

DINÂMICA

Inicialmente o projeto foi desenvolvido em 2022 e a pedagoga Daniele percebeu que a aprendizagem das crianças ocorreu de forma significativa. Por conta disso, neste ano as professoras da escola decidiram aprimorar e repetir a atividade.

Daniele explica que em um primeiro momento, os alunos de educação infantil e anos iniciais, dirigiram-se para uma sala onde foi realizada uma apresentação virtual em que foi explanado o conteúdo, explicando o que é o mosquito e como a dengue age.


Posteriormente, os alunos puderam observar e analisar o mosquito Aedes Aegypti no microscópio e através da lupa. “Este foi um momento muito importante, pois ver o mosquito fez com que todos entendessem que ele existe e que devemos ter muito cuidado”, afirma a professora.


Além de mostrar o mosquito no microscópio, os alunos tiveram contato com uma armadilha, utilizada pelo setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde para encontrar focos da dengue no município. De acordo com a organizadora do projeto, “os alunos ficaram surpresos e acharam curioso”.

Em seguida foram dispostos alguns materiais pela escola simbolizando possíveis focos do mosquito. Os alunos saíram pelo pátio da escola para encontrar os focos, e para surpresa deles, ali estava o mosquito (que na verdade era uma pessoa fantasiada).

Para os alunos mais velhos, foi realizada uma palestra em sala de aula em complemento à atividade de microscópio.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Daniele reforma que para a realização de uma atividade como essa, é necessário que a equipe escolar esteja unida pelo mesmo propósito, tendo em vista a complexidade da execução das tarefas.

Para a pedagoga, “todos os colaboradores da EBM Achilles Pazda que participaram da atividade foram fundamentais para o desenvolvimento da dinâmica”.

Daniele também destaca o agradecimento à equipe escolar e à senhora Cristina Brandes Grosskopf, bióloga no setor de epidemiologia da prefeitura de Canoinhas, responsável por disponibilizar a roupa e emprestar os materiais para estudo.

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