Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

segunda-feira, 27

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Projeto de professora canoinhense será premiado nesta terça em Brasília

Últimas Notícias

A cerimônia pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube

- Ads -

Canoinhas será destaque nacional nesta terça-feira, 23, em Brasília. Alunos da professora Larissa Del Gobo Kruger Baluta e da monitora Adriane Jurek Biluk Lukachinski desenvolveram projeto para resgatar os segredinhos da culinária passada de geração em geração no município.

A atividade realizada pela turma do pré do Grupo Escolar Municipal Ney Pacheco de Miranda Lima deu tão certo que está sendo premiada nacionalmente pelo Ministério da Educação.

Larrisa atualmente é diretora municipal da educação e está na capital federal para receber a premiação durante o II Congresso Internacional de Alimentação Escolar, que reúne 350 participantes do Brasil e de outros 13 países da América Latina. Todas as despesas estão sendo custeadas pelo governo federal.

A entrega da premiação pode ser acompanhada aqui pelo YouTube.

A professora propôs às crianças e às pessoas que vivem com elas que elaborassem em casa as tradicionais receitas de família. “Os pequenos fizeram os pratos trabalhando juntos, em cooperação. Tudo foi registrado com fotos. Em casa, os adultos escreveram as receitas e as crianças transcreveram tudo para um novo papel”, comenta Larissa.

A cada receita recebida, a professora conversava com os alunos com o intuito de valorizar o retorno das famílias, bem como trabalhar o letramento (através da cópia das receitas), o reconhecimento dos numerais e suas relações com as respectivas quantidades (quantidades dos ingredientes), relações de peso e medidas (medidores usados, como por exemplo gramas, xícaras, colheres etc.), além, é claro, do paladar, questionando as crianças: será que essa é uma receita doce, salgada, amarga, azeda? Observando os ingredientes relatados, as demais crianças deviam opinar sobre o sabor final, sendo que o dono da receita dizia ao final das indagações quem tinha acertado.

Cada aluno recebeu uma cópia da receita do coleguinha. E ao final da atividade todos saíram com um livro de receitas tradicionais da turma despertando a cultura e diversas memórias.

Durante o evento estão sendo apresentadas as 20 melhores experiências brasileiras de educação alimentar e nutricional identificadas pela 4ª jornada de educação alimentar e nutricional, promovida pelo FNDE. Durante o evento, um livro com todos os relatos destaques da jornada será lançado. O projeto canoinhense irá integrar o material.

O projeto desenvolvido contou com o apoio do técnico de informática Osvaldo João de Aguiar Junior e da Diretora Cristiane Mattesen Weinfurter.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?