domingo, 28

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Projeto de lei que cria rota turística Caminhos da Erva-Mate é aprovado na Alesc

Últimas Notícias

A partir da instituição da rota, essas cidades poderão divulgar e promover toda a cadeia produtiva da erva-mate

ROTA

- Ads -

Valorizar as características naturais e históricas e qualificar ainda mais o turismo do Planalto Norte são alguns dos objetivos da lei que cria a rota turística da erva-mate na região. O projeto, de autoria do deputado Antídio Lunelli (MDB), foi aprovado nesta terça-feira, 5, no plenário da Alesc.

De acordo com o projeto, farão parte da rota turística da Erva-Mate os municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Itaiópolis e Três Barras. A partir da instituição da rota, essas cidades poderão divulgar e promover toda a cadeia produtiva da erva-mate, destacar os pontos turísticos, preservar cada vez mais a cultura regional, contribuir com a abertura de novos negócios, além de aquecer a economia local e fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região.

“Muito feliz em poder contribuir com o projeto de lei da rota turística da erva-mate, que vai gerar ainda mais oportunidades para a região do Planalto Norte. Sem dúvida, teremos inúmeros benefícios em diversos segmentos como turismo, comércio, cultura e agricultura. Mais do que uma lei, é uma conquista e um importante fomento à preservação das nossas raízes”, destaca o deputado Antídio Lunelli.

A atividade comercial da erva-mate no Planalto Norte existe há mais de 150 anos e os seus ervais são, na maioria, formados por plantas nativas, sem espécies exóticas e sem agrotóxicos, além disso, a região conta com características climáticas que favorecem o cultivo de um produto de qualidade. Estima-se que a região produza, anualmente, 100 mil toneladas de erva-mate, exportando cerca de 70% para Uruguai, Chile, Argentina, Paraguai, além de países da Europa.



CICLO

Edenilson Enguel, quando vereador, indicou sua esposa, Paola Pereira, para a presidência do Serviço Autônomo de Água e Saneamento de Três Barras (Samasa). Uma separação e uma temporada na cadeia depois, eis que presidência do Samasa vai para o atual sogro de Edenilson, Joel Basílio. O ex-vereador é atualmente companheiro da filha de Joel.





ALIADOS E INIMIGOS

Pelos depoimentos da Mensageiro das figuras limítrofes ao ex-prefeito de Três Barras, Luiz Shimoguiri, Edenilson Enguel decidiu chutar o pau da barraca para livrar o próprio couro, Ernani Wogeinaki tá determinado em blindar o ex-prefeito alegando inocência e não saber de nada, e Paola Pereira foi a inocente útil perfeita para os planos do ex-marido.




BOLA FORA

A agressividade com que o vereador Osmar Oleskovicz (PSD) tem criticado o governo de Juliana Maciel Hoppe (PL) chegou a um nível complicado nesta semana. Ao voltar a criticá-la, Osmar disse que “só falta bater” na prefeita.

Procurado pela coluna, Oleskovicz disse que está mal de covid e que vai se pronunciar sobre o caso na próxima sessão da Câmara.

Juliana estuda registrar um boletim de ocorrência.



NOVO COMANDO

A 9ª Delegacia Regional de Mafra ganhou um novo delegado neste mês. Quem assume o cargo é Cassiano Tiburski. Ele tem mais de 20 anos de atuação na segurança pública, sendo sete deles como delegado. Agora, ele assume a Delegacia Regional, que abarca as cidades de Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo.



FGTS

O deputado federal Jorge Goetten esteve em audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, pedindo a liberação do FGTS para toda a população dos municípios em situação de calamidade pública em decorrência das enchentes. Os deputados Pedro Uczai e Ana Paula Lima também estiveram na reunião.

“Todos foram atingidos pelas chuvas, direta ou indiretamente. A população espera com grande expectativa o Fundo de Garantia, as pessoas precisam de dinheiro na mão”, argumentou Goetten.



ESTUDO DE VIABILIDADE

O ministro do Trabalho explicou que como a legislação contempla apenas aqueles que comprovarem danos materiais, o pedido tem falta de previsão legal e seria necessário a elaboração de uma Medida Provisória (MP) por parte do Poder Executivo.

O Ministério garantiu que, levando em consideração os argumentos apresentados pelas lideranças, vai realizar um estudo de impacto junto com a Caixa Econômica Federal para verificar a viabilidade da liberação do Fundo. 

O deputado Jorge Goetten pediu que os municípios tenham uma resposta até a próxima semana, diante da urgência do assunto.





SC-477

O vereador Moisés Passos, de Papanduva, está cobrando o Governo do Estado e a Secretaria de Infraestrutura quanto a providências em relação à SC 477, especificamente próxima do km 63, em Doutor Pedrinho, onde a pista cedeu devido as fortes chuvas na região. Segundo o vereador, já faz algum tempo que a situação persiste e nenhuma atitude foi feita até o momento.

“Sabemos que esse trecho é fundamental para a região e de grande trafegabilidade, reforço ainda que enquanto não ocorre o serviço de recuperação da via é necessário sinalização mais efetiva naquele local, trazendo segurança aos motoristas e evitando acidentes”, disse Moisés.

O trecho a que se refere Moisés foi asfaltado para garantir o acesso do Planalto Norte, a partir de Papanduva, para o litoral.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?