quinta-feira, 2

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Prefeitura de Joinville decreta situação de emergência após contaminação de rio

Últimas Notícias

É esperada a falta de água em aproximadamente 75% da cidade

- Ads -

Na manhã desta segunda-feira, 29, a Prefeitura de Joinville publicou o decreto de Situação de Emergência em função do acidente ocorrido com produto químico ocorrido na Serra Dona Francisca. A Companhia Águas de Joinville alerta para a necessidade de economizar água na cidade. Vale destacar que a água que está sendo distribuída pela Companhia Águas de Joinville é própria para consumo.

Após o acidente na Serra Dona Francisca, a Prefeitura e a Companhia Águas de Joinville fecharam a captação de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão de forma preventiva por volta das 10h. O fechamento ocorreu para que o local não receba água com resíduos provenientes do acidente. Com isso, é esperada a falta de água em aproximadamente 75% da cidade.

Polícia Militar Ambiental de SC/Divulgação

Técnicos da Companhia Águas de Joinville realizam análises constantes para garantir que não há resquícios do produto químico. A empresa constatou que os níveis dos reservatórios estão baixando rapidamente. Por volta das 10h30, o nível dos reservatórios estava em média de 50%, o suficiente para quatro horas de consumo.

O prefeito Adriano Silva sobrevoou o local com o helicóptero Águia, da Polícia Militar, e constatou que o produto avança com velocidade pelas águas da região.

“Estamos agindo rapidamente e tomando todos os cuidados para garantir a segurança de todos, mas é necessário que a população colabore, economize água e evite o desperdício”, afirma o prefeito.

REUNIÃO

Divulgação/Prefeitura de Joinville

Lideranças da Prefeitura de Joinville, da Companhia Águas de Joinville, das forças de salvamento e segurança e de outros órgãos relacionados estão na sede da Águas de Joinville, onde ocorrem as reuniões do gabinete de crise.

Entre as ações estão o acompanhamento em tempo real da situação, a organização de planos de contingências para garantir o abastecimento em hospitais e a centralização das decisões relacionadas com o caso.

“Estamos com uma operação montada com caminhões-pipa para garantir o abastecimento das unidades de saúde. Neste momento, nós reforçamos o pedido para que os joinvilenses economizem água ao máximo para que a falta não seja sentida nos serviços essenciais”, destaca o prefeito.

Participaram da reunião representantes da Secretaria da Saúde de Joinville, Hospital Municipal São José, Maternidade Darcy Vargas, Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, Hospital Dona Helena, Centro Hospitalar Unimed, Hospital Geral de Joinville – Hapvida, Hospital Bethesda e Unidades de Pronto-atendimento.

O objetivo da reunião foi verificar as condições de armazenamento de cada instituição, bem como as projeções de consumo de água, para que seja possível organizar o plano de contingência para a distribuição de água potável para hospitais, pronto-atendimentos e demais unidades assistenciais.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?