Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 21

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Prefeito de Bela Vista do Toldo baixa decreto cortando despesas até com xerox e telefone

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

“Brutal queda da receita dos Municípios” seria motivo


APERTEM OS CINTOS

- Ads -

Prefeito de Bela Vista do Todo, Alfredo Cesar Dreher (Podemos), publicou decreto recomendando economia total e irrestrita na prefeitura. Ele cita “a brutal queda da receita dos Municípios, que vem se acentuando mês a mês” como motivo para a necessidade de economia. As medidas vão de corte de diárias até redução no consumo de combustível. Novas obras não serão iniciadas e ninguém será contratado. “Haverá redução drástica, até 31.12.2022, das despesas e das atividades em todas as Secretarias Municipais, mantendo-se exclusivamente as de caráter continuado e obrigatório, tais como as necessárias para cumprimento de convênios e as que estejam sujeitas ao cumprimento de percentuais mínimos constitucionais”, cita o decreto.

Até mesmo as fotocópias terão de ser reduzidas em 30%. Ligações telefônicas também ficarão restritas.

Ele, ainda, determina “contenção dos gastos com consumo de energia elétrica, água telefone em todas as unidades administrativas na ordem de 30%”. Também fala em redução da concessão de auxílios e subsídios em todas as secretarias municipais.

Foi criada uma central de controle de viagens junto a Secretaria Municipal da Administração, que deverá informar todos os órgãos e setores das datas e horários de viagens programadas com veículos da Prefeitura.

As Secretarias Municipais de Educação e de Saúde deverão fazer uma avaliação sobre o índice de gastos de suas Secretarias, limitando-se suas despesas ao cumprimento dos dispositivos constitucionais.





PENSANDO ALTO

E de pensar que se não fosse denúncia do JMais o prefeito Dreher teria contratado uma empresa só pra filmar e divulgar seus feitos. Isso, há apenas três meses. Agora, está racionando até ligações telefônicas.




ENDEREÇO

O 1º Tabelionato de Notas e Protestos está de olho no espaço que era usado pela Receita Federal em Canoinhas. A agência fechou na sexta-feira, 18.



SUSPEITO

Um dos investigados da operação Et Pater Filium, indicado como gerente da revenda de veículos do então vice-prefeito Renato Pike, estava empregado como servidor comissionado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), auferindo rendimentos de R$ 5.221,24 em 2020. Consta que ele comparecia diariamente na Alesc apesar do cargo na revenda de Pike. O cargo na Alesc era exercido por indicação do PL, partido do governador eleito Jorginho Mello.





FUNERÁRIAS

A vereadora Zenici Dreher (PL) deve apresentar hoje à noite na Câmara requerimento solicitando informações sobre a prestação de serviços funerários em Canoinhas. Desde janeiro deste ano não há concessão cedida pela prefeitura para a exploração do serviço.

Zenici explica que enquanto secretária de Assistência Social pediu a renovação dos Contratos para Auxílio Funeral e o jurídico da prefeitura indeferiu. Ao retornar à Câmara pediu os Projetos de Lei para analisar e tem um de 2019 com recomendação do Ministério Público para se proceder a concessão.

O requerimento pede que o Executivo Municipal e a Equipe de Transição de Governo expliquem “as estratégias para garantir a legalidade e segurança jurídica nos atos, obedecendo às normas sobre a matéria em questão, observando-se a garantia do princípio constitucional da isonomia, da seleção da proposta mais vantajosa para a coletividade e o processamento e o julgamento em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, igualdade, publicidade, probidade administrativa, visando sempre o atendimento público, se haverá elasticidade do prazo de concessão dos serviços funerários no município ou se o poder executivo vai seguir as recomendações do Ministério Público para que a população não seja prejudicada e para que todos os atos estejam de acordo com a legislação vigente.” Uma lei de 2021 prorrogou por um ano o prazo para exploração dos serviços por parte das Funerárias São José (firma individual de Valdemiro Antonio Verka); Humenhuk LTDA ME; Mão Amiga (de Neuza Firmino Heira) e Organização Alfa Campos LTDA. Esse prazo, contudo, expirou em janeiro de 2022 e, desde então, o serviço continuou a ser prestado da mesma forma. Não há conflito entre as empresas porque elas trabalham em sistema de rodízio.






SUCESSÃO

Divulgação

O governador eleito e senador licenciado de Santa Catarina, Jorginho Mello, teve uma conversa com o agora suplente da senadora Ivete Appel da Silveira (MDB), Beto Martins (PL), sobre a sucessão da cadeira no Senado Federal.

Havia a previsão de que o ex-prefeito de Imbituba assumisse no próximo dia 24 de novembro, porém o regimento interno do Senado impede que Beto assuma por apenas 30 dias. Martins concordou com a possibilidade de assumir eventualmente a cadeira no Senado no ano que vem, com a anuência da senadora do MDB, já que ela passará a ser titular da vaga, com a posse de Jorginho como governador.



SOB NOVA DIREÇÃO

Divulgação

Desde o começo deste mês, o Senai de Canoinhas e Porto União está com novo gestor. Marcelo Tadeu Vieira Ramos Filho é o novo coordenador de Educação Profissional do Senai. Colaborador da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) há 13 anos, iniciou sua trajetória no Senai de Videira como docente na área mecânica, e depois assumiu a Supervisão Educacional dos cursos técnicos. Marcelo é formado em Engenharia de Produção Mecânica, e pós-graduado em Gestão da Produção e Gestão da Qualidade. Ele está de mudança com sua família para Canoinhas, com esposa e três filhos.

A região Centro-Norte da Fiesc tem sua sede em Caçador e comtempla 24 municípios, sendo seis unidades do Senai (Caçador, Videira, Fraiburgo, Curitibanos, Porto União e Canoinhas), 3 unidades do Sesi (Caçador, Videira e Canoinhas) e uma unidade do IEL (Caçador). A microrregião de Canoinhas, que será gerida por Marcelo abrange as cidades de Porto União, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Major Vieira e Três Barras.





“Se engana quem acha que ele está deprimido”

do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), após visitar Bolsonaro




COTADO

O deputado federal por Santa Catarina Pedro Uczai (PT), escolhido como coordenador do grupo técnico de Desenvolvimento Agrário do futuro governo Lula, pode se tornar ministro.

Segundo o próprio deputado, em entrevista ao programa CBN Hub, na CBN Floripa, o setor de Desenvolvimento Agrário deve ser transformado em um ministério. Inicialmente, Uczai afirmou na entrevista que não penso em cargo de ministro neste momento, e sim nos trabalhos para a montagem do setor para o novo governo.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?