“Só eu que não mereço desculpas”, disse Juliana Maciel Hoppe
REPRESENTAÇÃO
A prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) disse em entrevista ao programa Cidade Ao Vivo desta quinta-feira, 14, que vai fazer uma representação por “crime político” contra o vereador Osmar Oleskovicz (PSD) que, na semana passada, falou que “só falta eu bater na prefeita” para ter seus pleitos atendidos. A representação será protocolada junto ao Ministério Público. Ela disse que “existe uma legislação protetiva a favor da mulher para evitar que justamente esse tipo de situação aconteça. Estamos tomando as devidas medidas e esperamos o mesmo por parte da Câmara de Vereadores”.
Juliana ainda afirmou que registrou um boletim de ocorrência contra o vereador.
Na entrevista, que pode ser vista no player acima, a prefeita ainda fala sobre a situação da coleta de lixo na cidade.
ELEIÇÃO
Está tumultuada a eleição para a presidência da Câmara em 2024. Os acontecimentos recentes – notadamente, o destempero de Osmar Oleskovicz (PSD) e a guinada chapa branca de Maurício Zimmermann (PL) – balançarem o jogo.
A princípio, cada um tem cinco votos. Para jogar melhor na disputa, o PSD afastou Osmar e propôs o nome de Wilmar Sudoski. A eleição ocorre na terça-feira, 19, na última sessão do ano.
PRÁTICA CULTURAL

O vereador Laudecir Gonçalves (PL), o Barriga, está propondo projeto de lei que acabe com uma prática culturalmente aceita em Três Barras: a do nepotismo. Hoje, o prefeito pode nomear qualquer parente sem nenhum entrave.
FIM DE CICLO
2023 termina com o fechamento de um dos comércios mais antigos de Canoinhas. A Casa Mayer encerrou suas atividades na semana passada.
Outro comércio tradicional da cidade, o Supermercado Novo Mundo, também fechou as portas. Mas há interessado em comprar e reabrir o mercado, talvez, com outro nome.
Falando em supermercados, o Perucci foi vendido à Rede Bruda que, em breve, abrirá sua quarta loja em Canoinhas.
COVID
O governo de Santa Catarina vai publicar, nos próximos dias, um novo decreto para revogar as medidas anticovid em vigor desde janeiro de 2022 nas escolas públicas e privadas do Estado. Dentro as regras impostas estão o uso de máscaras e também a vacinação obrigatória para os profissionais de Educação das unidades de ensino catarinenses.
MÚSICA PARA PREFEITOS
O veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de desoneração da folha salarial de 17 setores econômicos e de prefeituras com até 142.633 habitantes pegou de surpresa tanto empresa, quanto trabalhadores e prefeitos. Mas o Congresso Nacional logo indicou que derrubaria o veto, promessa cumprida nesta quinta-feira, garantindo o benefício até 2027.