segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

PM registra 20 ocorrências envolvendo armas de fogo na região de Canoinhas em dezembro e janeiro

Últimas Notícias

Houve apreensões, além de casos de homicídio que seguem em investigação

- Ads -

Autoridades do Planalto Norte e também do sul do Paraná registraram ao menos 20 ocorrências envolvendo armas de fogo, em dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Somente em Canoinhas, foram CINCO ocorrências. Houve, ainda, duas apreensões de armas de fogo falsas – conhecidas como simulacros no meio policial – sendo uma delas, no distrito São Cristóvão, em Três Barras.



CANOINHAS

Em dezembro de 2023, um homem foi assassinado a tiros no bairro Piedade. Ele foi identificado posteriormente como Antonio Marcos de Lima, de 41 anos. Segundo informações dos bombeiros, ele apresentava dois ferimentos perfurantes no rosto com hemorragia na boca, dois ferimentos perfurantes no tórax, um ferimento perfurante no punho direito e outro no punho esquerdo. A Polícia Civil investiga o caso.

Também em dezembro, as autoridades registraram uma situação na qual um homem teria entrado encapuzado em uma loja de conveniência e teria sacado uma arma que estava em sua cintura. Na sequência, o suspeito teria anunciado o assalto, roubado dinheiro do caixa e de outras pessoas presentes no estabelecimento, fugindo na sequência.

O suspeito foi detido na própria residência, onde os policiais também localizaram um revólver calibre 38, com duas munições, que foram apreendidos.

No início de 2024, houve o caso de um homem que foi baleado enquanto caminhava pela Avenida dos Expedicionários, no distrito do Campo d’Água Verde.

De acordo com informações oficiais, o homem já estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) quando os policiais foram acionadas para conversar com a vítima e entender qual teria sido a situação. Ele alegou às autoridades que não sabe quem eram os homens e nem qual seria a motivação para o ataque.

Houve, ainda, três apreensões por posse ilegal de arma de fogo. Na primeira situação, um homem teria proferido ameaças a uma família na localidade de Santa Leocádia. Na residência do suspeito, os policiais localizaram um revólver calibre 22 com seis munições deflagradas e uma intacta. Tanto o armamento, quanto as munições foram apreendidos.

Na madrugada de domingo, 28, policiais localizaram no porta-luvas de um veículo que já estava sendo monitorado após denúncias, um revólver calibre 32, municiado com cinco munições intactas. A arma foi apreendida e os três ocupantes do carro foram encaminhados à delegacia.



BALEADOS E MORTOS

Ocorrências de pessoas com ferimentos causados por disparos de arma de fogo ou mesmo vítimas de homicídio também foram registradas nos dois meses, dezembro e janeiro, em municípios da região de Canoinhas, no próprio Planalto Norte e também sul do Paraná.

Em São Mateus do Sul, um rapaz de 25 anos foi morto no início de janeiro, de acordo com informações oficiais, por disparos de uma pistola 9 milímetros. As autoridades suspeitam que a motivação do crime seja uma rivalidade que vem desde 2021. Um dos suspeitos já foi preso, o outro está foragido.

Houve, ainda, o registro de um homem que morreu em confronto com a Polícia, em São Mateus do Sul. Neste caso, em específico, o suspeito teria atirado contra os policiais durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em sua residência. O suspeito teria disparado seis vezes contra as autoridades antes de ser alvejado. A arma que ele teria utilizado no confronto foi apreendida.

Ainda no mesmo município, uma jovem de 26 anos foi baleada no tórax. Ela foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros que a encaminharam à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Mateus do Sul. Quando perguntada pelas autoridades sobre o que teria acontecido, a moça alegou que foi alvejada durante discussão com um conhecido. Os policias não localizaram o suspeito.

Em Porto União, houve o caso de um pai que atirou acidentalmente no próprio após ter saído armado para verificar a presença de, segundo ele, um carro suspeito em frente à residência. Quando ele e o filho entraram em casa, ele teria batido acidentalmente a arma numa parada, disparando e acertando a perna do filho. A espingarda que o homem portava foi apreendida.

Também foi registrada uma tentativa de homicídio, na qual a vítima teve ferimentos no tórax e na cabeça. O suspeito fugiu do local e entrou em uma área de mata. As autoridades realizaram buscas na região, mas ele não foi localizado.

Em outra situação em Porto União, ainda no mesmo final de semana em que as duas anteriores foram registradas, equipe da Polícia Militar que estava em rondas ostensivas se deparou com um homem de posse de uma espingarda. Após ser questionado, ele, de posse da arma, relatou ter efetuado um disparo contra um desafeto por motivos pessoais. O caso foi tratado também como tentativa de homicídio, a arma foi apreendida e o suspeito foi encaminhado à Delegacia.



DISPAROS E ARMAS FALSAS

Em Papanduva, uma denúncia de disparos de arma de fogo mobilizou autoridades que identificaram o suspeito. Ele estava em um carro com mais quatro pessoas. O motorista dispensou um objeto pela janela do veículo pouco antes da abordagem policial. Posteriormente, foi constatado que se tratava de um revólver, calibre 32, com quatro munições intactas e uma deflagrada.

O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia, assim como os passageiros do carro, como testemunhas do caso.

Uma dupla foi detida pela Polícia Militar enquanto gravavam um vídeo para as redes sociais em Joinville. O homem de 38 anos informou que havia uma arma de fogo no veículo, alegando ser Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), porém negou os disparos de arma de fogo que motivaram a denúncia que mobilizou a ação policial. Ele ainda afirmou que estava com a arma no veículo por ter medo de ir em lugares ermos. Os envolvidos foram encaminhados à Central de Polícia com o material apreendido.

Em Três Barras, durante busca em uma residência no distrito São Cristóvão após receberem denúncias de que um rapaz estaria mantendo uma plantação de maconha, os policiais encontraram, além de evidências que confirmaram a veracidade da denúncia, uma pistola falsa – simulacro – que foi apreendida junto de outros materiais. O suspeito foi encaminhado à Delegacia.

Em Canoinhas, durante busca veicular no carro de um rapaz que havia sido denunciado por posse ilegal de arma de fogo, os policiais encontraram simulacro de uma pistola, com dimensões e peso de uma arma de fogo real. Questionado pelos militares, ele apenas respondeu que a arma de brinquedo era sua. O objeto foi apreendido e ele foi encaminhado à Delegacia.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?