sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Planalto Norte tem previsão de 70 a 100 milímetros de chuva entre segunda e terça

Últimas Notícias

Com retorno das chuvas, risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e inundações

- Ads -

Entre segunda, 16, e terça-feira, 17, a chuva volta com maior intensidade ao estado, em especial nas áreas do Grande Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e no Alto e Médio Vale do Itajaí. As tempestades vêm acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo. Há risco moderado a alto para destelhamentos, queda de árvores e danos a rede elétrica.

Além disso, os acumulados de precipitação podem ser elevados em um curto período de tempo, podendo provocar alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos. Em todo o período, os acumulados médios de precipitação variam de 80 a 150 milímetros no Grande Oeste, de 70 a 100 milímetros nos Planaltos e Alto Vale do Itajaí, mas pontualmente podem superar esses valores.

Nas demais regiões do estado (Grande Florianópolis, Litoral Sul, Médio e Baixo Vale do Itajaí), os volumes acumulados variam de 40 a 70 milímetros, com pontuais mais elevados e o risco para temporais é menor. Esta condição de tempo está associadas à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, combinada a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica.

Na quarta-feira, 18, a instabilidade mais intensa se afasta de Santa Catarina, mas permanecem as condições para chuva fraca e isolada do centro ao leste e temporais isolados no Grande Oeste, sobretudo nas áreas de divisa com o Paraná. 

SITUAÇÃO E PREVISÃO HIDROLÓGICA

Durante todo o domingo, 15, os rios na região hidrográfica do rio Itajaí seguem em recessão. No entanto, alguns pontos ainda continuam em situação de emergência, como nas cidades de Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul e Lontras. 

Nas bacias hidrográficas dos rios Negro, Canoinhas e Timbó, na região do Planalto Norte, bem como na bacia hidrográfica do Rio Canoas, localizada no Planalto Sul, devido às características dessas regiões, os rios continuam a subir, mantendo os níveis de emergência e provocando inundações em diversos municípios. De acordo com as previsões hidrológicas, é esperado que os rios na região do Planalto Norte se estabilizem, ou seja, parem de subir, entre o domingo, 15, e a segunda-feira, 16, enquanto que na região do Planalto Sul, essa estabilização só ocorrerá durante a segunda-feira, 16.

Nas demais bacias hidrográficas do estado os níveis dos rios seguem em recessão, já em níveis de normalidade.

Com o retorno das chuvas o risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e inundações, principalmente nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Sul, Planalto Norte e Grande Florianópolis.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?