sábado, 4

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Planalto Norte chega a 500 mortes causadas pela covid-19

Últimas Notícias

Vítima fatal mais recente na região é uma mulher de 59 anos que faleceu em Três Barras

- Ads -

O Planalto Norte chegou nesta sexta-feira, 25, a 500 mortes por covid-19 com a morte de uma mulher de 59 anos em Três Barras. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ela tinha comorbidades e faleceu após dar entrada no Serviço de Emergência. Em 26 dias, a região passou de 400 a 500 mortes.

O JMais faz o levantamento diário a partir dos boletins divulgados pelas secretarias municipais das dez cidades da região: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Três Barras.

Até esta quinta-feira, 24, o Planalto Norte havia registrado 25.424 casos positivos, 17.630 recuperados e 865 casos ativos. Mafra é a única cidade da região que desde o dia 9 de junho não divulga mais o número de recuperados e de casos ativos. O município alegou que como muitas pessoas apresentam sequelas da doença, não é possível afirmar o número certo de recuperados.

Canoinhas segue com o maior número de mortos: foram 121 vidas perdidas desde o início da pandemia. Na sequência vem Mafra com 102 mortes, Porto União (81), Três Barras (57), Itaiópolis (48) e Papanduva (44). Bela Vista do Toldo, menor cidade da região tem também o menor número de óbitos e zerou os casos ativos. De acordo com o último boletim, Bela Vista monitora no momento, somente sete pessoas com sintomas respiratórios.

Entre o final de maio e início de junho, a região chegou a ter mais de 2,2 mil casos ativos de coronavírus e na última semana tem reduzido o número de pessoas em tratamento. Os últimos boletins diários trazem na maioria das cidades um maior número de casos recuperados e um menor número de novos casos. Apesar disso, ainda são registrados óbitos quase todos os dias e a lotação dos hospitais na região segue em 100%. Em Santa Catarina, a média de permanência em UTI dos pacientes é de 13,9 dias, de acordo com o boletim diário do Estado.

O Planalto Norte tem 241.228 habitantes e já registrou 25.424 contaminações do novo coronavírus, ou seja, 9,53% da população das dez cidades que compreendem a região já foi infectada.

Em contrapartida, a região vem avançando na vacinação para tentar frear o vírus. Já foram vacinadas 77.895 pessoas na região contra a covid-19, sendo que 23.798 já receberam também a segunda dose. Juntos, os municípios já aplicaram 101.423 doses. Isto representa um percentual de 24,41% do total da população já foi vacinada, número esse quase três vezes maior que o de infectados. No entanto, se considerássemos somente o total de adultos, esse percentual aumenta. Somente em Canoinhas, o percentual de vacinados do público adulto já é de 36%, segundo informou a Secretaria de Saúde no início da semana.

Considerando somente o número de pessoas que receberam a segunda dose, que seriam aqueles que de fato estão imunizadas, o percentual cai para 9% do total populacional.


Os dados são do vacinômetro em tempo real do Estado de Santa Catarina com a data de atualização desta quinta-feira, 24. Porém, os números de Canoinhas, Irineópolis, Mafra e Major Vieira são também desta quinta, mas foram divulgados pelas Secretarias Municipais em seus boletins diários.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?