quinta-feira, 2

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Piso tátil leva deficiente visual à boca de lobo em Canoinhas

Últimas Notícias

Vereadores cobraram fiscalização por parte do Município

NO CAMINHO ERRADO

- Ads -

A bancada de oposição da Câmara de Canoinhas se mostrou chocada com situações encontradas em calçadas que estão em processo de construção em Canoinhas incluídas nos pacotes de asfaltamento das vias. São pelo menos quatro ruas: Bento de Lima, Alois Stueber, Bernardo Olsen e Guilherme Gonchorovski.

Um vídeo gravado pela vereadora Juliana Maciel (PSDB) mostra o piso tátil da rua Bento de Lima gravado direto no cimento com pintura vermelha indo direto para uma boca de lobo aberta. “Isso pode causar até a morte de um deficiente visual”, alertou.

Segundo o vereador Marcos Homer (Podemos) já teve gente caindo em uma boca de lobo. “Consta todas essas ruas como obras prontas naquele jornal pago pelo Município, distribuído no final do ano, mas além de não estarem prontas, ainda colocam em risco a segurança dos munícipes. Precisamos de uma solução imediata, urgente. Dependendo da situação é caso de Ministério Público. Vamos aguardar a resposta, mas que as providências venham muito antes dos 30 dias”, falou se referindo ao prazo que o Município tem para responder requerimentos.

Osmar Oleskovicz (PSD) chamou de absurdo e inconcebível o que está acontecendo nas ruas citadas. “Essa empresa que ganhou a licitação sabemos a história dela, já foi notificada diversas vezes. Dos males o menor seria prorrogar o prazo dado pela Caixa. Aquilo lá não é calçada. ‘Porcamente’ é elogiar perto do que foi feito lá. Temos de achar um meio de fazer com que essa empresa termine o serviço. O dinheiro está lá esperando para eles terminarem a obra e não fazem. É uma coisa maluca”, disse.

Via de regra calçadas são responsabilidade dos moradores, porém, nestes casos específicos, o passeio foi incluído na licitação.

O Município disse que a situação é inadmissível. “A empresa está sendo notificada. Prefeito em exercício Renato Pike vai vistoriar as obras hoje (quarta, 16) à tarde”.



MATAGAL

Rua Francisco de Paula e Silva/Divulgação

Requerimento aprovado ontem, também, questiona o matagal em um terreno que pertence ao Município e fica entre as ruas Francisco de Paula e Silva e Guilherme Sobrinho. Morador questionou a coluna sobre o porquê de o Município alugar uma área para o parque de máquinas se o terreno, roçado, pode perfeitamente ser usado para tal fim na opinião dele.



CONCURSO

Vereador Willian Godoy (PSD) está questionando o Município sobre a previsão de concurso público.



TRANSPORTE

O Município de Bela Vista do Toldo assinou seis contratos com dispensa de licitação com empresas de transporte escolar em caráter emergencial. Isso porque não houve interesse nos certames abertos.




TROCA

Chico Mineiro/Biluka/Divulgação

O vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas Gilmar Martins de Souza, o Gil Baiano (PL), pediu afastamento por 30 dias das atividades de vereador para tratamentos de saúde.

Na sessão desta segunda-feira, 14, o segundo suplente do PL, Chico Mineiro, assumiu a cadeira deixada por Gil. Mineiro fica até o dia 8 de abril na casa.


CASAN

Mais um contrato assinado para melhoria no sistema de abastecimento de água de Canoinhas. O reservatório R9 será substituído por um novo com capacidade de 50 metros cúbicos em plástico reforçado em fibra de vidro. O investimento será de R$ 344.488,37. A região da Cohab 2 e as ligações próximas à SC-477 serão as beneficiadas com esta melhoria. O prazo para execução da obra é de 240 dias.


ESCAPOU

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, julgou improcedente a sentença proferida pelo juiz eleitoral de São Mateus do Sul que determinava a cassação do diploma concedido e a perda do cargo do vereador Valter Przywitowski. A sessão aconteceu nesta segunda-feira, 14. Valter foi condenado em primeira instância pela eventual prática de arrecadação ilícita de recursos e omissão na declaração de gastos com combustíveis durante a campanha eleitoral.



PANDEMIA

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 15, a admissibilidade da Medida Provisória 251/2022. O texto, de autoria do Governo do Estado, trata do pagamento de gratificação temporária aos profissionais da área da Saúde em função da pandemia de covid-19.


NA PELE

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 15, projeto de lei que proíbe, em Santa Catarina, a realização de tatuagens e a colocação de piercings em animais, com finalidade estética. A iniciativa é do deputado Marcius Machado (PL).


ORÇAMENTO PRÓPRIO

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa vai propor ao governo do Estado a criação de um orçamento exclusivo para a agricultura, a exemplo do que já acontece para os setores de educação e segurança. O encaminhamento foi apresentado na manhã desta terça-feira, 15, durante uma apresentação, no âmbito da comissão, do relatório de ações que a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural vem fazendo no combate à estiagem.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?