sexta-feira, 26

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Pesquisa da UnC aponta reflexos econômicos da verminose na ovinocultura

Últimas Notícias

Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica incentiva atividades de pesquisa nos Campi da Universidade do Contestado

- Ads -

 

 

A verminose causada por parasitas gastrointestinais é o principal problema sanitário presente nos rebanhos de ovelha.  Considerada um obstáculo para o desenvolvimento da ovinocultura por causar perdas econômicas devido à mortalidade, morbidade e baixa produtividade dos animais acometidos.

 

 

 

A doença atinge animais em qualquer idade, independente do sexo, mas é no periparto (espaço de tempo entre o pré-parto e as semanas seguintes ao parto) que o animal torna-se mais susceptível devido a fatores hormonais associados às necessidades nutricionais elevadas das ovelhas em final de gestação e durante a lactação. E, em busca de respostas para o problema, a acadêmica do Curso de Medicina Veterinária da UnC, Naiana Borba Mayer, decidiu avaliar a prevalência de parasitas gastrintestinais no período de lactação, em matrizes ovinas, de uma cabanha localizada no município de Mafra.

 

Acadêmica de Medicina Veterinária da UnC, Naiana Borba Mayer, desenvolveu o projeto em cabanha em Mafra/UnC

 

 

Para realizar a pesquisa científica na prática, a estudante realizou coletas mensais de amostras de fezes das ovelhas para exames coproparasitológicos. O estudo integra o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica – PIVIC da UnC, em que Naiana foi selecionada como bolsista sob a orientação da professora Dra. Daniela Pedrassani. “Constatamos a alta prevalência de parasitismo nas ovelhas, diminuindo com o passar dos meses e uma diminuição acentuada após o desmame dos cordeiros. Mesmo desverminadas após o parto, as ovelhas apresentaram alto grau de parasitismo durante a lactação, porém até os animais com elevado OPG (Ovos por grama de fezes) não adoeceram. Isso nos mostra que, além de desverminar, é preciso oferecer uma boa nutrição às matrizes lactantes, pois uma ovelha bem nutrida possui naturalmente maior resistência às parasitoses”, explica Naiana.

 

 

 

De acordo com a professora, Dra. Daniele Pedrassani, o projeto é de suma importância porque a verminose é um dos principais entraves na produção de ovinos no Brasil e, principalmente, na região do Planalto Norte, ocasionando prejuízos com a morte de animais e com a queda nos índices produtivos. As ovelhas em lactação são um grupo mais vulnerável a sofrer com a verminose (ovelhas ficam muito magras, dão a luz cordeiros mais leves e que às vezes morrem antes do desmame) e por isso foi com elas o nosso estudo. “Todas as ovelhas examinadas estavam com vermes no abomaso e/ou no intestino, a maioria com Haemonchus (que é um parasita hematófago). Como receberam anti-helmíntico nos períodos indicados e uma boa nutrição se recuperaram e os prejuízos decorrentes da verminose puderam ser minimizados”, explica.

 

 

 

A experiência como bolsista do PIVIC, diz Naiana, foi gratificante. “Ter o primeiro contato com a pesquisa científica, e entender a sua importância para a formação acadêmica e os benefícios que ela traz para a sociedade foi fundamental”, enfatiza. Naiana, inclusive, recomenda o PIVIC para outros acadêmicos, pois é uma oportunidade ímpar oferecida pela UnC, complementando a formação acadêmica.

 

 

 

SAIBA MAIS SOBRE O PIVIC

O Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) incentiva as atividades de pesquisa nos Campi da Universidade do Contestado para estudantes vinculados a projetos desenvolvidos por pesquisadores sem percepção de bolsa ou incentivo financeiro.

 

 

 

O PIVIC oportuniza aos alunos de Graduação, modalidade e a distância, experiências no desenvolvimento de atividades de investigação científica, bem como promove a formação de recursos humanos para a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?