sexta-feira, 26

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Papanduva e Irineópolis tiveram mais mortes em abril do que em toda pandemia

Últimas Notícias

Cidades estão entre 212 municípios brasileiros com mais mortes em abril que em toda a pandemia

- Ads -

 

 

 

 

As  cidades de Papanduva e Irineópolis figuram entre 212 municípios brasileiros que tiveram mais mortes em abril do que durante toda a pandemia, decretada em 11 de março do ano passado. A análise foi feita pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do portal de notícias Metrópoles, com base nos números de óbitos coletados na plataforma colaborativa Brasil.io. São Paulo é o Estado com maior número de mortes em abril em relação a toda a pandemia. De Santa Catarina, além de Papanduva e Irineópolis, aparecem os Municípios de Águas Frias, Palmeira, São Martinho, Pinheiro Preto, Laurentino e São Ludgero.

 

 

 

Acesse o gráfico com os dados por Município

 

 

 

Em Irineópolis foram três mortes durante um ano de pandemia e quatro somente em abril deste ano. Já em Papanduva, foram 12 mortos desde o começo da pandemia até março deste ano. Já em abril foram 17 mortos.

 

 

 

 

 

No dia 23 de abril reportagem do JMais já mostrava a situação preocupante em Papanduva. O prefeito Luiz Henrique Saliba disse que há pelo menos três fatores para explicar esse aumento: “a falta de cuidado das pessoas, a variante brasileira muito mais fatal e o fato de muitas pessoas em tratamento terem comorbidades. “A grande maioria  das vítimas são hipertensos, diabéticos e obesos”, afirma.

 

 

Ele ainda fala da dificuldade de encaminhar pacientes para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Por estarem lotadas, não conseguimos encaminhar, acabamos intubando o paciente aqui mesmo e isso reduz a chance a cada dia”. O Hospital Maternidade São Sebastião não dispõe de UTI, mas montou uma ala com quatro respiradores para manter pacientes estabilizados até que o Sistema de Regulação (Sisreg) do Estado abra uma vaga para o paciente. “Temos de fazer a Escolha de Sofia. Pacientes com maior idade estavam há mais tempo no sistema de regulação, mas o leito é priorizado para o jovem. Temos conseguido (leitos de UTI), mas não é fácil”, contextualiza.

 

 

 

 

 

O prefeito alertou, na ocasião, para o aumento de casos severos de covid entre os mais jovens. “Idosos se cuidam muito mais, já o jovem acha que não vai pegar nunca”, conclui.

 

 

 

 

 

PAPANDUVA TEVE OS PRIMEIROS CASOS DE COVID DA REGIÃO

Foi em Papanduva que surgiram os primeiros casos confirmados de covid-19 na região. Dois jovens que viajaram em férias para o México voltaram contaminados logo no começo da pandemia em março de 2020. Eles foram isolados e, aparentemente, não transmitiram a doença para ninguém porque novos casos só foram detectados na cidade semanas depois e em pessoas que não tiveram nenhum contato com eles.

 

 

 

Em 10 de maio de 2020, Papanduva registraria a primeira morte por covid no Planalto Norte. A vítima, um paciente de 38 anos, tinha histórico de patologia pulmonar e faleceu no dia 10 no hospital São Vicente de Paulo, em Mafra.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?