sexta-feira, 26

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Papanduva registra nove mortes por covid em apenas dez dias; já são 14 em abril

Últimas Notícias

Município foi o primeiro a registrar casos de infecção por covid na região do Planalto Norte

- Ads -

 

 

O Município de Papanduva é o que computa o maior número de mortos por covid-19 no Planalto Norte nos últimos dias. Somente neste mês de abril foram 14 mortes registradas, nove nos últimos dez dias.

 

 

 

Atualizado em 22/4/21 com dados das Secretarias Municipais de Saúde

 

 

 

 

 

O prefeito Luiz Henrique Saliba disse que há pelo menos três fatores para explicar esse aumento: “a falta de cuidado das pessoas, a variante brasileira muito mais fatal e o fato de muitas pessoas em tratamento terem comorbidades. “A grande maioria  das vítimas são hipertensos, diabéticos e obesos”, afirma.

 

 

 

Ele ainda fala da dificuldade de encaminhar pacientes para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Por estarem lotadas, não conseguimos encaminhar, acabamos intubando o paciente aqui mesmo e isso reduz a chance a cada dia”. O Hospital Maternidade São Sebastião não dispõe de UTI, mas montou uma ala com quatro respiradores para manter pacientes estabilizados até que o Sistema de Regulação (Sisreg) do Estado abra uma vaga para o paciente. “Temos de fazer a Escolha de Sofia. Pacientes com maior idade estavam há mais tempo no sistema de regulação, mas o leito é priorizado para o jovem. Temos conseguido (leitos de UTI), mas não é fácil”, contextualiza.

 

 

 

 

Saliba destaca que Papanduva já teve cerca de 900 casos de infectados, enquanto que  e cidades com número de habitantes semelhantes já bateram a faixa dos 1,6 mil há um bom tempo. “Quem não tinha tantos casos, vai ter um pouco mais”, prevê.

 

 

 

 

 

O prefeito alerta para o aumento de casos severos de covid entre os mais jovens. “Idosos se cuidam muito mais, já o jovem acha que não vai pegar nunca”, conclui.

 

 

 

 

 

PAPANDUVA TEVE OS PRIMEIROS CASOS DE COVID DA REGIÃO

Foi em Papanduva que surgiram os primeiros casos confirmados de covid-19 na região. Dois jovens que viajaram em férias para o México voltaram contaminados logo no começo da pandemia em março de 2020. Eles foram isolados e, aparentemente, não transmitiram a doença para ninguém porque novos casos só foram detectados na cidade semanas depois e em pessoas que não tiveram nenhum contato com eles.

 

 

 

Em maio de 2020, Papanduva registraria a primeira morte por covid no Planalto Norte. A vítima, um paciente de 38 anos, tinha histórico de patologia pulmonar e faleceu no dia 10 no hospital São Vicente de Paulo, em Mafra.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?