domingo, 5

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Operação Mensageiro completa seis meses com 16 prefeitos e um vice presos

Últimas Notícias

Entre os prefeitos presos estão quatro do Planalto Norte

- Ads -

A Operação Mensageiro completou nesta terça-feira, 6, seis meses colecionando a prisão de 16 prefeitos, um vice e secretários municipais. Além deles, pessoas envolvidas com a Serrana Engenharia, empresa suspeita de corromper agentes públicos para vencer e se manter na coleta e destinação de lixo em várias cidades do Estado. Entre os prefeitos presos, quatro são do Planalto Norte: Luiz Shimoguiri (PSD), de Três Barras; Alfredo César Dreher (Podemos), de Bela Vista do Toldo; Adilson Lisczkoski (Patriota) de Major Vieira; e Luiz Henrique Saliba (Progressistas) de Papanduva. Este último acaba de renunciar ao pedir que se cumpra a extinção de seu mandato dado que o processo da Operação Patrola transitou em julgado na última instância.

Todos os agentes públicos presos desde a primeira fase da Mensageiro, deflagrada em 6 de dezembro de 2022, permanecem presos e já foram declarados réus. Dois deles, por questões de saúde, tiveram autorizada a prisão domiciliar: Antônio Ceron (PSD), prefeito de Lages, e Felipe Voigt (MDB), prefeito de Schroeder.

A Operação Mensageiro apura pagamentos de propina a agentes públicos em troca de favorecimento em contratos de coleta de lixo. Segundo o Ministério Público, o esquema pode ter movimentado até R$ 100 milhões em propina, e viabilizado um lucro de até R$ 430 milhões à empresa investigada.




AUDIÊNCIAS

Simultaneamente aos depoimentos da Operação Et Pater Filium estão acontecendo os depoimentos da Operação Mensageiro, também iniciados na semana passada. As primeiras audiências ocorreram na segunda, 29, e terça-feira, 30, e foram referentes ao processo contra o prefeito de Itapoá, Marlon Neuber (PL).

O próprio prefeito, o empresário dono da Serrana Engenharia, funcionários da empresa e policiais envolvidos nas prisões dos investigados foram ouvidos durante dois dias no Fórum de Joinville. O local foi escolhido porque é a região em que mora a maior parte das testemunhas a serem ouvidas nestas primeiras audiências.

No caso de Itapoá, após ouvir o prefeito e outros investigados, a desembargadora responsável pelo caso, Cinthia Bittencourt Schaefer, abriu prazo para alegações finais do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Depois disso, deve ser oferecido o mesmo espaço de tempo para a manifestação da defesa dos réus. A partir daí, o processo pode ser levado para julgamento, que deve ocorrer na 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis.

Nesta semana foram ouvidos testemunhas das denúncias envolvendo o prefeito de Pescaria Brava, Deyvisonn de Souza (MDB), e de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa (PL).




ESTRATÉGIAS

De modo geral, os advogados que trabalham na defesa dos réus tentam levar o processo para a esfera eleitoral, o que resultaria em penas bem mais brandas. A alegação é de que o dinheiro de propina teria sido usado para a campanha eleitoral. É a mesma tese na qual trabalha a defesa de Renato Pike na Et Pater Filium. Pike, por sinal, segue preso porque a Justiça emitiu novo mandado de prisão no âmbito da Mensageiro contra ele.

VEJA QUAIS PREFEITOS FORAM PRESOS

Presos na primeira fase, em 6/12/2012:

– Deyvison Souza (MDB), prefeito de Pescaria Brava

– Luiz Henrique Saliba (PP), prefeito de Papanduva

– Antônio Rodrigues (PP), prefeito de Balneário Barra do Sul


Presos na segunda fase, em 2/2/2023:

– Antônio Ceron (PSD), prefeito de Lages

– Vicente Corrêa Costa (PL), prefeito de Capivari de Baixo


Presos na terceira fase, em 14/2/2023:

– Joares Ponticelli (PP), prefeito de Tubarão

– Caio Tokarski (União), vice-prefeito de Tubarão

– Marlon Neuber (PL), prefeito de Itapoá


Presos na quarta fase, em 27/4/2023:

– Adilson Lisczkovski (Patriota), prefeito de Major Vieira

– Adriano Poffo (MDB), prefeito de Ibirama

– Alfredo Cezar Dreher (Podemos), prefeito de Bela Visto do Toldo

– Armindo Tassi (MDB), prefeito de Massaranduba

– Felipe Voigt (MDB), prefeito de Schroeder

– Patrick Corrêa (Republicanos), prefeito de Imaruí

– Luiz Shimoguri (PSD), prefeito de Três Barras

– Luiz Tamanini (MDB), prefeito de Corupá

– Luis Antonio Chiodini (PP), prefeito de de Guaramirim.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?