domingo, 5

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

O que se sabe até agora sobre as enchentes em Canoinhas e Três Barras

Últimas Notícias

Já são mais de 1147 pessoas desalojadas no município; em Três Barras, total passa de 4 mil

- Ads -

As condições climáticas em Santa Catarina ainda apontam para chuvas intensas na região do Planalto Norte nesta semana. De acordo com informações da secretaria de Assistência Social do Estado, até a tarde desta terça-feira, 17, o número total de pessoas desabrigadas em decorrência das chuvas em todo o Estado era superior a 26 mil.

Em Canoinhas, a Prefeitura organizou cinco abrigos municipais para prestar atendimento às famílias que tiveram de deixar suas casas. Em Três Barras, já são nove abrigos em atividade no município.

Os dados mais recentes da Prefeitura de Canoinhas mostram que até a tarde desta terça-feira, 17, eram 1147 pessoas que haviam deixado suas casas no município, sendo realocadas para residências de familiares, amigos ou mesmo em um dos cinco abrigos municipais.


ACESSE O ESPECIAL ENCHENTE 2023


Veja como é o atendimento das equipes da Prefeitura de Canoinhas às famílias necessitadas:


Em Três Barras, os dados da tarde desta segunda-feira, 16, apontam que não houve aumento no número de pessoas alojadas em abrigos municipais a partir do domingo, 15. Até o momento são 4.352 pessoas tiveram de deixar suas casas em razão das cheias. Deste total, 1.371 estão em um dos nove abrigos montados pela Prefeitura de Três Barras.

Saiba como funcionam os abrigos municipais em Três Barras para famílias que tiveram de deixar suas casas em decorrência da enchente:


Militares do Campo de Instrução Marechal Hermes têm auxiliado as famílias nos dois municípios, tanto na retirada de pessoas, animais de estimação e móveis de casas com iminência de serem tomadas por alagamento, quanto na organização e distribuição de alimentos, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza.



Algumas localidades do interior de Canoinhas só puderam ser acessadas pelas equipes da Defesa Civil nesta semana. Em entrevista recente ao JMais, o vice-prefeito Marcos Antônio Kucarz (Homer), comentou que as localidades de Taunay e Paula Pereira só podem ser acessadas com embarcações e que as maiores necessidades das famílias ilhadas nestas áreas são de alimentação, por não terem como se deslocar a outras localidades do município para conseguir alimentos, e água potável.



Na localidade de Anta Gorda, também no interior de Canoinhas, um fenômeno meteorológico relacionado às fortes tempestades destelhou barracões, provocou quedas de árvores e trouxe grandes prejuízos a agricultores no dia 4 de outubro. Era só uma premissa da tragédia que viria para toda a região. Mais detalhes na matéria de Edinei Wassoaski:


SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E MORTES

São 151 os municípios que registraram ocorrências em virtude das chuvas registradas desde o dia 4 de outubro no Estado. Os dados estão no relatório da Defesa Civil divulgado nesta terça-feira, 17. São 133 os municípios que emitiram decretos de situação de emergência. Além disso, duas prefeituras declararam Estado de Calamidade Pública, são elas: Taió e Rio do Sul. Foram contabilizados registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões do Estado.

O Estado tem confirmadas seis mortes decorrentes do evento climático, incluindo dois homens da região: uma vítima de choque elétrico em Três Barras e outro homem que morreu atingido por um raio em Calmon.




COMO AJUDAR

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Canoinhas segue realizando o cadastro de pessoas que precisam de ajuda humanitária. O cadastro está sendo realizado nos Centro de Referência da Assitência Social (Cras) e também na própria secretaria.

A prefeitura de Canoinhas continua auxiliando a fazer mudanças com o apoio do Exército e de voluntários. Se a sua casa pode ser atingida, entre em contato o mais rápido possível. Não deixe a água chegar para sair da sua residência. Entre em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp 3621 6175.

Doações de alimentos, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza podem ser realizadas no pavilhão da Igreja Matriz, no centro da cidade.

Em Três Barras, está concentrado no Salão do Divino o ponto de recebimento de donativos para os atingidos pela enchente em Três Barras.

O local fica aberto das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, todos os dias da semana.

Os itens prioritários no momento são: cestas básicas, cobertores, travesseiros, toalhas de banho, kits de higiene, fraldas infantis/geriátricas e absorventes, e também materiais de limpeza.

- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?