Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 21

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Norma Pereira faz balanço de seu segundo mês como suplente de deputada federal

Últimas Notícias

Ela listou os avanços alcançados em Brasília neste rápido período

- Ads -

Desde os anos 1980, Canoinhas não tem representante eleito no Congresso. Na legislatura iniciada em 2023 esse quadro não se altera. Porém, pelo curto período de um mês em abril de 2021 e janeiro deste ano, Norma Pereira (PODEMOS) assumiu interinamente o cargo de deputada federal.

Eleita suplente nas eleições de 2018, Norma comenta ter uma série de projetos de interesse de Canoinhas e região iniciados em Brasília, mas que não teve tempo de efetivá-los por conta da condição de suplente, ou seja, assumiu o mandato apenas em dois períodos de afastamento do titular.

Norma conta que, diferente do que se pode pensar, o mês de janeiro é de intensas movimentações na Câmara dos Deputados. Contudo, como o novo governo ainda não tinha definido quem ocuparia todas as secretarias dos ministérios, acabou não sendo possível articular projetos junto aos órgãos executores do governo federal.

CRÉDITOS DE CARBONO PARA ERVA-MATE E INTERNET NO INTERIOR

Entre as pautas em que Norma atuou durante seu curto tempo em Brasília está o debate sobre os créditos de carbono. Os créditos são um certificado entregue aos produtores cuja reserva verde retirar carbono da atmosfera. Cada crédito corresponde a uma tonelada de carbono retirada, e corresponde a cerca de R$ 10.

Hoje, o sistema de créditos considera apenas os grandes produtores, o que demanda a mobilização de consultorias e extensos trâmites legais, e a demanda de Norma é de que esse modelo seja estendido aos pequenos produtores. Dessa maneira, os produtores de erva-mate, uva e outras culturas da região poderiam ser beneficiados.

Outra pauta à qual Norma se dedicou foi a do incremento das redes de internet na região. Com a chegada do 5G e a informatização dos sistemas de trabalho, Norma aponta que seria necessário ampliar o projeto de cobertura para que as regiões rurais mais afastadas sejam integradas. Ela defende que apenas pessoas que conhecem a região conseguem destinar os recursos a projetos que de fato melhorem a vida dos cidadãos.

De acordo com Norma, quem se comprometeu a acompanhar esses projetos foi a deputada recém-empossada Carmem Zanotto (Cidadania) – que se afasta na próxima semana para assumir a Secretaria de Estado da Saúde – e sua suplente, Giovana de Sá Rodrigues (PSDB).


BR 280

Norma também esteve no Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) para tratar sobre a necessidade de melhorias na rodovia BR 280 com a construção de terceiras faixas em pontos críticos no trecho de Porto União até Mafra, pleito antigo de muitos empresários e usuários da rodovia. Norma explica que produziu um material que foi entregue a deputada federal Carol de Toni (PL) municiando a parlamentar de informações a fim de que ela reforce o pleito junto ao DNIT.

AUSÊNCIA DE REPRESENTATIVIDADE REGIONAL

Por conta de Canoinhas e toda região não contarem com representantes diretos no Congresso, Norma lamenta, mas não vê nos 16 eleitos uma oportunidade de o Planalto Norte ser “adotado” politicamente. Ela defendeu o voto distrital e disse que o melhor modo de aumentar a representatividade regional no Congresso é a aprovação desse sistema eleitoral. “Gostaria muito de ter mais tempo”, conclui sobre a suplência.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?