Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quarta-feira, 15

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Câmara de Bela Vista do Toldo nega nova licença a prefeito e mandato deve ser extinto

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

Alfredo Cesar Dreher está preso desde 27 de abril

ELEIÇÕES À VISTA

- Ads -

A Câmara de Vereadores de Bela Vista do Toldo negou na sessão desta terça-feira, 5, a renovação da licença concedida ao prefeito Alfredo César Dreher (Podemos). Somente Anselmo Woidela votou a favor do pedido da defesa de Dreher pela prorrogação da licença. Dessa maneira, será aberto processo de extinção do mandato de Dreher, o que levará a novas eleições.

Como essas eleições devem ser indiretas, decidida pelos nove vereadores, Adelmo Alberti terá amplas condições de influenciar considerando que ele apoiou diretamente sete dos nove eleitos, financiando campanhas e filiando os eleitos nos partidos de sua base aliada.

A ideia que deve ser colocada em prática é formar uma chapa puro sangue da base de Alberti, inelegível por causa do acordo de colaboração premiada assinada junto ao Ministério Público. Gilvane Machado, que está no cargo interinamente, deve ter como vice, Maíra Miswa, atual presidente da Câmara. A frágil oposição a Alberti segue ainda mais fragilizada, mesmo assim, para demarcar posição, uma candidatura vem sendo gestada.




INCENTIVO

Vinte e sete empresas serão contempladas com postergação de ICMS, que são os incentivos concedidos pelos programas Prodec e Pró-Emprego no Estado de Santa Catarina. Juntos, esses investimentos somam quase R$ 830 milhões e vão gerar 2,5 mil empregos diretos e indiretos.




PAREM AS MÁQUINAS

A Câmara de Vereadores de Canoinhas deu um exemplo de suas prioridades na sessão de segunda-feira, 4. Votou em regime de urgência a concessão de um título de cidadã honorária.




FORA DE CENA

Vereador Laudecir Gonçalves (PL) vai se afastar por 30 dias da Câmara de Três Barras. Assume sua vaga o suplente Jonathan Gravitol, o Amaral.




EU VI

Falando em Laudecir, Barriga fez uma previsão temerária na sessão de segunda-feira da Câmara. Segundo ele, há previsão de muita chuva para setembro, o que deve trazer uma enchente para o Município. Desde 2014 a região de Canoinhas não é atingida por cheias dos rios Canoinhas e Negro. Naquela ocasião, o rio Canoinhas atingiu o segundo maior nível da história recente, perdendo apenas para 1983.




“As mesmas pessoas que dizem ‘não venda seu voto’ daqui a pouco estão fazendo uma negociata”

Da vereadora de Três Barras, Dionice Guimarães (PSD)





VIOLÊNCIA

Vereadora Mara Carla Shimoguiri (PTB) fez um apelo aos colegas de Câmara com relação a violência contra a mulher. Ela se mostrou alarmada com a frequência com que casos de feminicídio e tentativa de feminicídio vêm sendo registrados em Três Barras.



RURAL

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 5, projeto de lei que busca facilitar a venda da produção das famílias que atuam em assentamentos rurais em Santa Catarina.

O texto altera a legislação estadual para permitir a inscrição desses trabalhadores no Cadastro de Produtor Primário, desde que apresentada declaração emitida pelo município com a informação de que a família desenvolve atividade em assentamento. Com essa medida, os agricultores assentados poderão emitir nota fiscal para comercializar seus produtos. A iniciativa é de autoria do presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB).





SETEMBRO AMARELO

Está pronto para votação em Plenário, projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa para obrigar as escolas estaduais a incluir nos projetos pedagógicos medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio. A iniciativa do deputado Volnei Weber (MDB) foi aprovada nesta terça-feira, 5, na Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Alesc.



SELEÇÃO

Durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 5, os deputados aprovaram projeto de lei que proíbe a execução de músicas e videoclipes com letras e coreografias que façam apologia ao crime e ao uso de drogas nas escolas catarinenses. A proibição se estenderia, também, para obras musicais que tenham conteúdo de cunho sexual e erótico. A matéria é de autoria do deputado Jessé Lopes (PL – foto).

Também foi aprovado o projeto de lei que cria o Programa Livro Para Todos, que prevê a instalação de espaços permanentes para receber doações e trocas de livros nos terminais rodoviários do estado. A proposta é de autoria do deputado Nilso Berlanda (PL) e tem o objetivo de estimular o hábito de leitura e o compartilhamento de livros.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?