Desde fevereiro as leituras são feitas com atraso, mas as datas são do dia que a leitura deveria ter acontecido
Moradores do bairro Boa Vista, em Três Barras, questionam um erro presente nos boletos da conta de água do Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental de Três Barras (Samasa). Os moradores apontam que os registros de leitura dos hidrômetros (popularmente conhecidos como relógio da água) têm a data normal em que a conta deveria ser emitida, mesmo que a visita dos leituristas tenha acontecido mais de 10 dias depois.
Uma das moradoras diz ter questionado o leiturista sobre possíveis prejuízos por conta da discrepância entre o dia da leitura e a data registrada na conta. Ela diz ter sido informada que, se houvesse prejuízo, seria restituída no final do ano. Entretanto, o responsável pelo setor de leituras do Samasa, Alcemir Soares, considera a informação estranha e afirma que nenhum dos leituristas foi orientado sobre tal procedimento.
Soares explica que em fevereiro ocorreu uma inconsistência no sistema informático que emite as leituras e, assim gerou atraso nas leituras seguintes. A empresa responsável pelo sistema seria a Conceito, com sede em Florianópolis.
De acordo com Soares, os atrasos nas leituras de março, abril e maio ocorreram para readequação do período de leitura do sistema, sem prejuízo aos usuários. A partir de junho, a leitura deve ocorrer nos dias habituais para cada região do município.