segunda-feira, 13

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Ministério Público cobra antiga Uniguaçu sobre cessão de uso de escola municipal em Canoinhas

Últimas Notícias

Faculdade se comprometeu a ministrar oito cursos, mas só ministrou dois até o momento

CESSÃO

- Ads -

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) solicitou à Secretaria de Educação de Canoinhas relatório das atividades da antiga Uniguaçu, hoje Ugv, na Escola Básica Municipal Aroldo Carneiro de Carvalho, que teve parte do seu espaço físico cedido à instituição particular de ensino superior pelo ex-prefeito Beto Passos (PSD) com aval da Câmara de Vereadores em 2020.

O acordo previa a oferta de oito cursos de capacitação para a rede municipal, mas foram ofertados apenas dois e para duas escolas, conforme denúncia feita ao MPSC. Essa informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Educação.

Também não ocorre a utilização da biblioteca e laboratório de informática da Ugv pelos alunos do município, ainda de acordo com a denúncia.

Questionada, a Ugv encaminhou resposta argumentando que já respondeu ao MPSC com “farta documentação e relatórios das ações de contrapartida acordada com o município de Canoinhas, tanto dos investimentos efetivados no prédio da escola, quanto as capacitações previstas para os professores da rede municipal.” A Ugv diz que investiu R$ 1 milhão na reforma de parte da escola usada para o polo Canoinhas da instituição que tem sede em União da Vitória.

Elenca, ainda, uma série de ações sociais como campanha do agasalho, de arrecadação de brinquedos e projeto de aferição de pressão arterial e glicemia que fariam parte do programa de extensão da faculdade em Canoinhas.

A resposta diz ainda que durante os meses de maio e junho de 2021, a Faculdade Vale do Iguaçu Canoinhas, “mantendo seu compromisso social, ofereceu um ciclo de palestras de Formação Pedagógica para os professores da Escola de Educação Municipal Castelo Branco.” Já no dia 25 de agosto de 2021, foi realizado “um momento de Formação Pedagógica aos docentes da Escola de Educação Básica Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho”. “Quanto à biblioteca e os laboratórios, estes ficam disponíveis para uso da comunidade estudantil e docentes municipais”, conclui a nota enviada pela Ugv à coluna.

A resposta, contudo, não diz quando os outros seis cursos de capacitação serão ministrados.

Há duas semanas, a Uniguaçu mudou de nome para ugv e anunciou a compra do espaço físico da Faculdade e Escola Técnica Dama que, frise-se, segue existindo. A instituição, contudo, não informou se deixará o prédio da escola municipal.



AQUECIMENTO

Reunião nesta terça na sede do JMais/Luiz Felipe Reinert/JMais

Na tarde desta terça-feira, 30, se reuniram no estúdio do JMais os representantes dos seis candidatos a deputado federal e estadual que moram em Canoinhas. Eles discutiram e aprovaram o regulamento dos debates que estão marcados para 19 e 26 de setembro com transmissão ao vivo pelos canais e redes do JMais.



QUENTE

Momento do debate/Reprodução

Depois de cinco debates mais ou menos mornos, ontem foi a vez de a Unesc promover o sexto encontro dos candidatos a governador de Santa Catarina. Levando várias estocadas sem se exaltar, Carlos Moisés (Republicanos) retrucou Ralf Zimmer (Pros) desencavando uma acusação de violência doméstica que pesa contra o procurador.

Nos bastidores teve atrito entre Esperidião Amin (Progressistas) e Jorginho Mello (PL). Ambos discutiram no meio do debate, e só pararam quando tiveram a atenção chamada pelo mediador.



ELETRÔNICO

Os cigarros eletrônicos têm gerado debate na Assembleia Legislativa. Atualmente tramitam dois projetos de lei que proíbem o consumo dos conhecidos “pendrives” em lugares públicos fechados. As propostas buscam alterar a lei estadual 7.592/1989 que trata da utilização de cigarros e narguiles nesses ambientes. As duas iniciativas foram anexadas a outra matéria que prevê a proibição do consumo de derivados do tabaco em parques públicos em Santa Catarina.




CONCURSO

Foi lançado oficialmente na segunda-feira, 29, o edital do concurso público para o cargo de procurador do Estado em Santa Catarina (PGE-SC). As inscrições para o processo seletivo começam no dia 5 de setembro. O salário inicial para os aprovados é de R$ 31.915,99. Ao todo, são 42 vagas, sendo duas para pessoas com deficiência. A carga horária da função é de 40 horas semanais.




CHIP

Um chip de identificação em um cachorro ajudou a Polícia Militar e a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas a encontrar o autor de maus-tratos ao animal nesta segunda-feira, 29. O homem teria confirmado informalmente ter abandonado o cão amarrado a uma árvore por não ter condições financeiras de mantê-lo.

Essa ideia do chip, bem mais em conta que castração em massa, já foi colocada pela vereadora Tatiane Carvalho (MDB) como adequada a Canoinhas, mas o Executivo ignora solenemente.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?