Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sexta-feira, 17

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Governo Federal reconhece situação de emergência em Bela Vista do Toldo

Últimas Notícias

Major Vieira também decretou emergência

- Ads -

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em 11 cidades brasileiras que enfrentam a falta de chuvas. Também nesta quarta-feira, 9, o MDR reconheceu a situação de emergência em 12 cidades atingidas por chuvas intensas, inundações ou vendaval nos estados da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Das 11 cidades, 10 passam por um período de estiagem, que é uma ausência de chuvas menos prolongada do que a seca. É o caso de Bela Vista do Toldo.

Estão nessa situação os municípios de Boa Viagem e Independência, no Ceará; Campo Alegre do Fidalgo, no Piauí; Lagoa D’Anta, no Rio Grande do Norte; Clevelândia, no Paraná; Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul; e, em Santa Catarina, além de Bela Vista do Toldo, Brunópolis, Faxinal dos Guedes e Lebon Régis. Já a cidade de Poço Verde, em Sergipe, enfrenta a seca.

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

A portaria com o reconhecimento federal foi publicada na edição desta quarta-feira, 9, do Diário Oficial da União (DOU). Clique neste link para acessar.


MAJOR VIEIRA

Na terça-feira, 8, o prefeito de Major Vieira, Adilson Lisczkovski (Patriota) também assinou decreto de emergência por conta da estiagem. “A estiagem prolongada tem ocasionado drástica redução do volume de água dos rios, córregos, mananciais, poços artesianos e escavados do Município de Major Vieira, sendo que muitos já se encontram sem água”, justifica o prefeito.

Segundo Adilson, a zona rural de Major Vieira já se encontra afetada pela escassez de água utilizada para produção e pecuária, resultando na perda de pastagem, produção do leite e diminuição do peso do gado de corte.

Antes disso, Canoinhas e Irineópolis também decretaram situação de emergência por causa da estiagem.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?