sexta-feira, 10

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Militantes do MST que deixaram área em Canoinhas migram para Major Vieira

Imagem:Incra SC

Últimas Notícias

Parte do grupo está em um assentamento reconhecido em agosto deste ano

- Ads -

Uma parte do grupo de cerca de 100 pessoas que tentou ocupar uma área que alegam ser de terras devolutas da União na localidade de Valinhos, no interior de Canoinhas, migrou para o interior de Major Vieira. Eles estão em uma área na localidade de Toldo de Cima onde já existe um assentamento reconhecido pela União, segundo informações de integrantes do Movimento Sem Terra na região.

O imóvel de 311 hectares foi repassado ao Incra pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para destinação à reforma agrária recentemente.

Em julho deste ano, foi elaborado o georreferenciamento e demarcado o projeto de parcelamento do assentamento pela equipe de Cartografia da regional catarinense, resultando em 32 lotes que foram disponibilizados a famílias de agricultores e mais dois lotes designados à área de reserva legal. A portaria nº 145, autorizando a implantação, foi publicada em 17 de agosto deste ano no Diário Oficial da União.

Como em todo processo de criação de assentamento da reforma agrária, as famílias a serem beneficiadas foram selecionadas através de edital público, a fim de verificar a adequação ao perfil socioeconômico exigido pelas normas vigentes. Ainda não está claro como as famílias que buscavam a área em Valinhos se credenciaram para ocupar a área em Major Vieira.

A notícia da chegada dessas famílias ao assentamento gerou uma série de postagens em redes sociais afirmando que elas estariam invadindo terras particulares. A Polícia Militar foi acionada e está apurando se a informação confere.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?