sábado, 27

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Maiores empreendedoras do Brasil dão bons exemplos para cidades como Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -

A COLUNA ESTÁ DE FÉRIAS. VOLTA A PUBLICAR TEXTOS INÉDITOS EM 1º DE FEVEREIRO DE 24. ATÉ LÁ, TEXTOS DE 2023 SERÃO DESTACADOS COMO ESTE, POSTADO ORIGINALMENTE EM 16 DE ABRIL

Ranking mostra cardápio de boas iniciativas para desenvolver Municípios

COLUNA DE DOMINGO Um estudo divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no jornal O Estado de S.Paulo nesta semana mostra que municípios propícios ao empreendedorismo cultivam ambiente regulatório, infraestrutura, mercados, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Isso tudo é comprovado por dados. Foram pesquisados 101 municípios mais populosos do Brasil, indexando evoluções e retrocessos em um ranking. Apesar do porte, há muitas lições para pequenas cidades, como Canoinhas.

O estudo se desdobra em sete fatores: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Um bom ambiente regulatório depende tanto de uma burocracia ágil quanto de volumes simples e suaves de tributos associados a gastos públicos de qualidade. Estratégias digitais são imensamente eficazes para facilitar a vida dos empreendedores. A qualidade dos gastos públicos está associada a quatro fatores: autonomia (a capacidade de financiar a administração com receitas locais); gastos equilibrados com pessoal (deixando margem a investimentos); liquidez (recursos em caixa); e investimentos (focados no bem-estar da população).

Sobre a nossa velha desculpa de distância dos portos, uma lição. Além de acesso a rodovias, portos e aeroportos, uma internet veloz é crucial. Hoje muita coisa pode ser adiantada pela rede descartando o obstáculo da distância.

Cidades com boas taxas de crescimento, renda, gastos e sofisticação mercadológica oferecem maiores potenciais de clientela e também de parcerias com outros empreendedores.

O empreendedorismo também prospera quando uma cidade oferece acesso ao capital. Populações com altos índices de poupança geram oportunidades de investimentos diretos. Se não forem suficientes, é preciso boas instituições financeiras para operações de crédito.

A confluência desses fatores leva ao cultivo das crenças e valores do empreendedorismo, como a disposição a assumir riscos e a sede por inovação. Mas essa cultura pode ser galvanizada por iniciativas municipais, como agências de fomento estatais.

Como bem pontua editorial do Estadão, “comparativamente, o ambiente de negócios no Brasil é notoriamente ruim (…) Mas as prefeituras, mais próximas dos cidadãos e com poder de resolver problemas concretos dos empreendedores, podem, numa pressão difusa, de fora para dentro e de baixo para cima, colaborar para reverter esse quadro.”

Para uma cidade como Canoinhas, com pouca receita e muitas despesas, além de atordoada com o maior esquema de corrupção de sua história recém desvendado, isso se torna mais difícil, mas não impossível. Por isso, esse ranking traz boas oportunidades para gestores de cidades como a nossa buscarem caminhos para, enfim, desenvolver suas respectivas economias.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?