segunda-feira, 13

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Macaco é encontrado morto em Canoinhas e Secretaria de Saúde reforça importância da vacinação

Últimas Notícias

Doses de vacina contra a febre amarela estão disponíveis nos postos

- Ads -

Um macaco foi encontrado morto em Canoinhas em área de mata na localidade de Paula Pereira nesta semana. Equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve no local, mas não foi possível coletar material para enviar para análise devido ao estado avançado de decomposição.

Embora não seja possível relacionar a morte do macaco-prego à febre amarela, o Ambulatório Municipal de Epidemiologia lembra que a doença está presente na nossa região.

A bióloga da epidemiologia do Município, Cristina Brandes Grosskopf, lembra que os macacos não transmitem a febre amarela. “Eles são nossos anjos da guarda: são os primeiros a adoecerem, por isso, nos alertam do perigo e reforçam a importância da vacinação”.

Embora não tenha sido confirmada a causa da morte, a secretária de Saúde de Canoinhas reforça a importância da vacinação da população contra febre amarela. “As salas de vacinação das unidades de saúde de Canoinhas têm a vacina disponível gratuitamente”, Francieli da Costa Colla.

Se você nunca tomou a vacina, procure a unidade de saúde mais próxima e vacine-se. Se você já tomou e tem comprovação da dose, não precisa se vacinar de novo. Está protegido! Exceto crianças abaixo de cinco anos. A partir de 2020, as crianças que tomaram a vacina da febre amarela abaixo de cinco anos devem receber uma dose de reforço.

A febre amarela não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa ou de animais (macacos) às pessoas. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela.

Ao encontrar um macaco morto, seja na área urbana ou rural, é preciso entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica. “Nós vamos até o animal para tentar coletar, amostrar e analisar em laboratório”, informa Cristina. O contato deve ser feito pelo telefone 47 3622-8416.

É importante manter os animais sadios e dentro do seu ambiente natural, porque a detecção da morte de um macaco, que potencialmente está doente de Febre Amarela, pode dar tempo para adotar medidas de controle para evitar doença em seres humanos – reforçando, por exemplo, as campanhas de vacinação.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?