Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 14

de

julho

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Livro traz versão mais acessível da Guerra do Contestado; leia versão completa em PDF

Últimas Notícias

A Guerra do Contestado Tintim por Tintim tem participação de escritores canoinhenses

- Ads -

Acaba de ser lançado em Florianópolis o livro A Guerra Santa do Contestado Tintim por Tintim, organizado pelo professor da UFSC Paulo Pinheiro Machado e pelos professores Rogério Rosa Rodrigues (UDESC), Alexandre Assis Tomporoski (UNC – Canoinhas), Delmir José Valentini (UFFS – Chapecó) e Márcia Janete Espig (UFPel). Em Canoinhas está sendo organizado lançamento para 5 de agosto.

De acordo com a sinopse, o movimento sertanejo do Contestado pode ser estudado sob diferentes óticas. Os primeiros estudos foram dos militares, que escreveram sobre a Campanha do Contestado, tentando entender as causas do conflito, mas centrando suas narrativas na descrição interminável de batalhas, combates, retiradas, avanços, cercos e rendições.

O livro, no entanto, prioriza outro enfoque: a vida e a luta dos sertanejos e sua busca de uma sociedade com justiça e bem-estar, que se concretizou na construção de sua principal invenção – as Cidades Santas. A obra é composta por 58 minicapítulos feitos por 42 autores. O livro é dirigido a um público amplo, com linguagem direta e simples, mas é atualizado historiograficamente.

Assista no player acima a entrevista com o professor Tomporoski concedida ao programa Cidade Ao Vivo.

Clicando abaixo você baixa o PDF inteiro do livro:

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?