Layouts de sites e sua influência na UX


Veja como layouts mal desenvolvidos influenciam na UX

 

 

Layout do site se refere à forma e organização dos elementos gráficos e informativos, que dão forma ao website. Esses elementos não só são importantes para a atratividade do site, bem como a UX (User Experience).

 

 

 

Caso você tenha um site sabe o quão importante é o layout. Existem certas técnicas e tecnologias usadas para criar um layout que melhor atende seu público-alvo, assim melhorando na UX.

 

 

 

 

Quando falamos de User Experience (Experiência do usuário), é fundamental sabermos em detalhes como o nosso público-alvo se comporta, ou até mesmo desenvolver uma persona, isso, claro, se você tem pleno domínio de seu público-alvo.

 

 

 

 

Com isso em mente você pode traçar um layout que mais agrada seu público-alvo, além de desenvolver uma linguagem mais direta com seu lead.

 

 

 

 

 

TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DE LAYOUTS

Não esquecer da qualidade do site em telas menores. Não podemos deixar de comentar sobre esse terrível erro, garantir uma boa experiência em telas pequenas é fundamental em um layout de qualquer tipo de site.

 

 

 

 

Para isso podemos usar algumas técnicas acompanhadas de diferentes tecnologias, que são chamadas de layout responsivo e mobile first. Cada uma delas, como eu disse, trata a UX em telas menores, porém com resultado sutilmente diferente.

 

 

 

 

 

LAYOUT DE SITE RESPONSIVO

Significa que garante a mesma experiência de visualização em todos os tamanhos de tela, não importa qual dispositivo prefira cessá-lo.

 

 

Ou seja de maneira simples, é a capacidade de se adequar a qualquer tipo de tela.

 

 

 

 

 

 

COMO POSSO CRIAR UM SITE DE RESPONSIVO?

Bom, aí depende do que você tem a disposição, existem CMS (Content Management System | Sistemas Gerenciadores de Conteúdo), como o WordPress, o construtor de sites mais usado do mundo. Mais de 30% dos sites utilizam tal tecnologia, que no início era usada para criar somente blogs, mas hoje, graças a sua comunidade, pode ser usada para criar qualquer tipo de site.

 

 

 

 

Temos um post que fala sobre tal ferramenta: Primeiros passos para criar um site.

 

 

 

 

O WordPress tem diversos temas prontos para baixar dentro da comunidade, alguns deles são pagos e outros não. A questão é que muitos temas já são responsivos.

 

 

 

 

Existem outros CMSs com o Wix, Tray (exclusivo loja virtual), entre outros que podem ajudar a construir um site com um layout prezando a UX.

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO MOBILE FIRST

É um conceito aplicado e nascido na web, onde o foco inicial da arquitetura e desenvolvimento são os dispositivos móveis. A técnica prioriza a construção da arquitetura mobile.

 

 

 

 

Esse conceito está ganhando muito espaço no mercado de comunicação e da tecnologia.

 

 

 

 

Diferente do Layout Responsivo, que automatiza a adaptação do conteúdo, com foco em desktops para outras telas, o mobile first, como o próprio nome sugere, é móvel. Ao optar por esse conceito, você estará privilegiando as novas tendências e ganhando pontos com o seu público.

 

 

 

 

 

MAS AFINAL PARA QUE TUDO ISSO?

Segundo a Mobile Time ,71 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelo celular. Não pensar em dispositivos mobile significa não pensar em 71 milhões de possíveis negócios.

 

 

 

 

 

NAVEGAÇÃO E UX

Embora a navegação seja um dos elementos mais básicos de qualquer site, no processo de design, raramente ela é considerada mais do que sendo um mero detalhe técnico, e isso custa muito para seus leads.

 

 

 

 

 

A navegabilidade é justamente a facilidade que o usuário tem ao acessar as páginas do seu site, ou seja, quando você acessa a Home (página inicial), e encontra um menu que apresenta links que levam aos produtos ou serviços prestados, em uma outra aba pode acessar informações de contato, e pode navegar pelas páginas sem a sensação de estar perdido ou de não conseguir localizar as informações que está buscando.

 

 

 

 

 

Caso seu site sofra uma carência de navegabilidade, é perfeitamente normal os visitantes fecharem seu site e continuar trafegando na web, afinal do que adianta um excelente conteúdo, ótimos processos se o visitante mal consegue chegar nisso?

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

A UX depende do layout de seu site para que seja positiva. Toda estrutura do seu website deve ser pensada em como o usuário final irá utilizá-lo, e esses processos devem ser práticos e rápidos, visando sempre a facilidade no acesso à informação buscada, de forma clara.

 

 

 

 

 

Escrito por: Alisson Julio Silveira

Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver





Deixe seu comentário: