segunda-feira, 13

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Jaguatirica morre atropelada em área rural de Irineópolis

Últimas Notícias

Corpo do animal foi recolhido e levado até o centro veterinário da UGV

- Ads -

A Polícia Militar Ambiental por meio de sua equipe da subunidade de Porto União foi acionada para deslocar na localidade de Irineópolis, próximo ao Km 4 da BR 280, entrada do assentamento, para fazer um regaste de animal silvestre, uma jaguatirica – Leopardus Pardalis, macho, adulto, com sinais de atropelamento.

No local a equipe confirmou que o animal já estava morto com lesões decorrente de atropelamento na face e patas traseiras. O corpo do animal foi recolhido e levado até o centro veterinário da UGV.

Diante dos fatos foi registrado o boletim de ocorrência, bem como filmada com câmera policial todo o atendimento.




CONTATO

A população pode acionar a Polícia Militar Ambiental, o Corpo de Bombeiros ou o Instituto do Meio Ambiente (IMA), que é o órgão que gerência a fauna no Estado de Santa Catarina. 

– Polícia Militar Ambiental Porto União – (47) 3627 4249 

– IMA – (48) 8808-3372
Canal de resgate de fauna silvestre. Atende animais feridos, filhotes sem os pais. A equipe não faz o resgate de animais domésticos, não faz retirada de ratos, morcegos, abelhas e pombos. O número é exclusivo para mensagens no WhatsApp.


JAGUATIRICA

A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Seu nome científico é Leopardus pardalis.

A jaguatirica pode ser encontrada em diversos habitats como nas florestas tropicais, subtropicais, savanas e mangues.

A jaguatirica é um felino mediano, ou seja, é menor que as onças e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento.

Geralmente, as jaguatiricas pesam entre 7 e 16 kg. Os machos costumam ser maiores e mais pesados que as fêmeas. Ela possui grande semelhança com a onça-pintada, embora seja menor. Portanto, a jaguatirica é confundida muitas vezes com esse outro felino.

Infelizmente, a jaguatirica está na lista dos animais em extinção desde o final da década de 80. Uma das principais causas da extinção das jaguatiricas é o grande interesse comercial por sua pele, muitas vezes relacionada ao tráfico de animais. Atualmente, o comércio de peles é considerado ilegal.

Além disso, a perda do habitat decorrente da exploração de recursos naturais e o desenvolvimento da agricultura e pecuária, tem diminuído a população da espécie.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?