Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 21

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Iphan entrega obra de restauro do Moinho Kollross, em Itaiópolis

Últimas Notícias

Moinho faz parte de conjunto protegido por Tombamento Federal desde 2007

- Ads -

Na manhã desta quarta-feira, 29, aconteceu a entrega da Obra de Restauro do Moinho Kollross, localizado no bairro Alto Paraguaçu, em Itaiópolis. Foram quase R$ 600 mil em investimentos advindos de emenda parlamentar. O projeto foi anteriormente contratado pela Prefeitura Municipal de Itaiópolis, com recursos de convênio com o Iphan.

Estiveram presentes, a proprietária do Moinho, Izabel Kollross, o presidente do Iphan, Leandro Grass, o diretor de Patrimônio Material do Iphan, Andrey Schlee, a superintendente do Iphan em Santa Catarina, Regina Helena Santiago, o prefeito de Itaiópolis, Mozart José Myczkowski, demais autoridades e munícipes.

O Moinho Kollross está situado no núcleo histórico do Alto Paraguaçu, sendo um conjunto protegido por Tombamento Federal desde 2007, parte do Projeto Roteiros Nacionais de Imigração do Iphan.

SOBRE O MOINHO

O Moinho Kollross foi construído em 1950, iniciou as suas atividades em 1953 e funcionou até 1999. Hoje, é um dos exemplares de Moinhos remanescentes, que mantém vivas as referências culturais do campo e da cultura polonesa na região, tanto pela sua configuração construtiva, quanto pela dimensão imaterial que congrega os saberes dos ofícios da marcenaria, carpintaria e da moagem dos grãos.

Futuramente, o moinho abrigará o espaço de memória do Moinho Kollross, onde visitantes poderão conhecer a atividade de moenda de grãos e cereais, incluindo o acervo de maquinários utilizados na moagem dos grãos e que ainda permanecem na edificação.

O objetivo maior é criar um importante foco de visitação turística regional, facilitando a acessibilidade e valorizando a história e a cultura da imigração em Santa Catarina.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?