domingo, 12

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Inspeção encontra cabo de vassoura e haste de aterramento na rede de esgoto de Canoinhas

Últimas Notícias

Descobertas foram feitas por meio de videoinspeção

- Ads -

Com o auxílio de videoinspeção, a Casan está identificando locais que podem passar por melhorias no Sistema de Esgotamento Sanitário do município de Canoinhas. A verificação eletrônica já possibilitou detectar pontos de infiltrações e providenciar a regularização de Caixas de Inspeção, conforme os padrões da Companhia.

Uma força-tarefa para os testes ocorreu de 18 de janeiro e 18 de fevereiro, nas redes coletoras de 11 ruas. Entre elas, Erna Schumacher, Isabel de Deus Sabino, Francisco E. Cubas, Henrique Sorg, Zeneide Rosa Ribeiro e Alvina Baze Kepp, na Cohab 4. Foram também vistoriadas a Quintino Tramontin e a Tereza Brey Peroso (Aparecida), além da Coronel Albuquerque, entre outras.

Cabo de vassoura encontrado nos canos de esgoto/Acervo Casan

Um cabo de vassoura preso na rede coletora, e partes de tubulações amassadas e quebradas são exemplos dos problemas encontrados durante os trabalhos. Foi também encontrada uma haste de aterramento atravessando a rede de esgoto. Como o equipamento de videoinspeção pode mostrar a metragem onde estava a haste, foi possível localizar o ponto exato da irregularidade.

Haste de aterramento atravessando a rede de esgoto/Acervo Casan

A força-tarefa que teve à frente os técnicos Maicon Andre Vieira da Silva e Márcio Coladel também permitiu a vistoria de 39 poços de visita (PVs) da região, e a qualidade das ligações domiciliares, que fazem a conexão do esgoto doméstico à rede coletora da Casan. Além disso, foram mapeados locais onde ocorrem frequentes obstruções de rede, em vários casos por descarte indevido de lixo no sistema de esgoto.

“Com os dados, os técnicos da manutenção e operação de esgoto poderão planejar e executar ações para correção dos problemas, minimizando impactos no sistema de esgotamento sanitário de Canoinhas e obtendo maior qualidade nos serviços oferecidos aos moradores”, explica o chefe do Setor de Operação e Manutenção de Esgoto Sanitário (SOMEG/GOPS) da Superintendência Norte/Vale do Itajaí da Casan, Luis Maba.

O Sistema de Esgotamento Sanitário de Canoinhas foi implantado com recursos obtidos junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), sendo entregue no final de 2018. Mais de 30% dos moradores são beneficiados com essa infraestrutura de saneamento, segundo a Casan que em 2019 divulgou que 15% da área urbana de Canoinhas tinham ligação de esgoto. A empresa tem um plano de 30 anos para instalar rede de esgoto em todo o Município. As obras começaram em 2012. Pelo cronograma previsto no contrato, os investimentos em esgoto teriam um mínimo anual. Somados desde 2012 esses valores chegam a R$ 28,6 milhões, valor já ultrapassado se considerarmos o que foi investido entre 2015 e 2018. Desde então, porém, não houve avanço no projeto de fornecer esgoto para toda a área urbana de Canoinhas. 

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?