segunda-feira, 6

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Industrialização impulsiona crescimento populacional da região de Canoinhas, mostra Censo

Últimas Notícias

Três Barras, com a WestRock e Mili dobrando sua produção nos últimos doze anos, teve maior crescimento

CENSO 2022

- Ads -

O Censo 2022 esfregou na nossa cara nesta quarta-feira, 28, a importância da industrialização das cidades. Três Barras, onde WestRock e Mili SA dobraram suas produções nos últimos doze anos, além do impulso da Brasnile e outras empresas menores que surgiram na cidade, muitas na esteiras dessas gigantes, teve o maior crescimento populacional do Planalto Norte conforme mostram os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Itaiópolis, que vem na sequência, teve um impulso considerável com a instalação de um frigorífico hoje pertencente à gigante JBS. Mafra, que recebeu o cobiçado investimento da empresa de chicotes automotivos Kromberg & Schubert em 2017, vem em terceiro lugar entre as cidades da região que mais cresceram em termos demográficos.

A menção ao crescimento econômico dessas cidades na última década não é, claro, por acaso. Parece haver uma clara relação entre desenvolvimento econômico e crescimento populacional. Assim como uma leva considerável de canoinhenses e mafrenses migrou para São Bento do Sul e Jaraguá do Sul na era de ouro da indústria de móveis nos anos 1990, há uma propensão maior de as pessoas buscarem cidades que não necessariamente oferecem bons empregos, mas que proporcionam boa qualidade de vida, com serviços de saúde e educação de qualidade proporcionados por empresas como a WestRock, que com seu megainvestimento em expansão contratou apenas cerca de 150 novos funcionários (algo muito próximo que o Via Atacadista contratou em Canoinhas), mas cujos impostos bastante polpudos proporcionam a um distrito como o São Cristóvão ter um posto de saúde 24 horas, por exemplo.

Os tresbarrenses, especificamente, podem questionar a qualidade de gestão do prefeito, afinal ele está preso acusado de corrupção, mas não podem questionar o alto valor em impostos que a prefeitura recebe. Isso, ao que parece, também atrai habitantes de modo indireto.

E Canoinhas? Ocupando um modesto quarto lugar entre as cidades que obtiveram maior crescimento demográfico da região, com crescimento populacional de 4,2% (ressalta-se que as primeiras colocadas não atingiram 10%), a cidade reflete uma estagnação que precisa ser revertida com uma política industrial agressiva que melhore a arrecadação de impostos, automaticamente incrementando os investimentos públicos, melhorando a combalida autoestima dos canoinhenses e, consequentemente, atraindo mais habitantes em busca de oportunidades, que é tudo que um migrante busca.





LIMINAR

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Jesuíno Rissato, negou nesta terça-feira, 27, liminar a pedido de habeas-corpus ao ex-secretário de Obras de Bela Vista do Toldo, Jocemar Freitas Gonçalves, contudo isso não significa que seja uma decisão definitiva. O julgamento do habeas-corpus ainda não aconteceu.





MENSAGEIRO

A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, responsável por julgar os casos da Operação Mensageiro, analisa nesta quinta-feira, 29, os pedidos de liberdade de Antônio Ceron e Vicente Correa Costa (fotos), prefeitos de Lages e de Capivari de Baixo, respectivamente.






EMPACADA

A votação do projeto que cria o programa Universidade Gratuita sofreu novas mudanças e deve ocorrer somente no dia 11 de julho. Os novos prazos foram informados nesta semana pelo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o deputado estadual Mauro de Nadal (MDB).

A mudança no cronograma ocorreu depois do adiamento da reunião conjunta das três comissões permanentes que analisam o programa, de Constituição e Justiça (CCJ), de Finanças e Tributação e de Educação, Trabalho e Desporto.






EQUOTERAPIA

A sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 28, foi marcada pela aprovação de um projeto de lei que regulamenta a equoterapia em Santa Catarina. A proposta de autoria do deputado Julio Garcia (PSD) prevê uma série de requisitos para a prática da atividade, voltada ao desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.






SITUAÇÃO DE RUA

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, 28, projeto de lei que pretende criar o Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua. O objetivo da proposta é possibilitar que essa parcela da população seja identificada e incluída nos programas de assistência social realizados pelo Estado. A iniciativa é do deputado Maurício Eskudlark (PL).





MULTA

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, 28, projeto que prevê cobrança de multa por porte e uso de entorpecentes em ambientes públicos em Santa Catarina. A regra valeria para espaço aberto ou fechado, próximo a órgão, instituição ou construção pública, incluindo vias e parques.

O texto estabelece o valor da multa em um salário mínimo, que hoje corresponde a R$ 1.320. Em caso de reincidência no prazo de 12 meses, o valor seria dobrado. De acordo com a proposta, os recursos arrecadados seriam direcionados ao Fundo para a Melhoria da Segurança Pública do Estado. A iniciativa é de autoria do deputado Jessé Lopes (PL).

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?