Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 26

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

IMA realiza capacitação para servidores e agentes licenciadores da região Norte e Nordeste de SC

Últimas Notícias

Palestras abordaram o Licenciamento Ambiental de Atividades Industriais

- Ads -

Na segunda-feira, 13, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), através das coordenadorias regionais de Canoinhas, Joinville, Jaraguá do Sul e Mafra, realizou um evento de capacitação para servidores e agentes licenciados dos municípios que abrangem associações da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte).

A capacitação abordou o Licenciamento Ambiental de Atividades Industriais tratando aspectos, impactos, controles e programas ambientais relacionados às atividades industriais, e também, sobre gerenciamento de áreas contaminadas.

Um dos objetivos principais da atividade foi proporcionar uma educação permanente para organizar e garantir formação continuada aos servidores do Instituto e dos órgãos de licenciamento através de ações macrorregionais considerando as especificidades locais e atividades de maior abrangência nos processos de licenciamento.

Para a engenheira sanitarista do IMA, Natália Golin, o evento foi de extrema importância para conhecer estudos de casos e entender melhor, programas e controles ambientais aplicáveis no licenciamento ambiental. “A troca de conhecimento com outros servidores da área ambiental proporciona a todos senso de pertencimento e valorização muito importantes”, destacou Natália.

Participaram como palestrantes representando o IMA, as servidoras Carolina W. de Andrade, Marta Beatriz Macarini e Priscila Ventura da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (Codam) de Joinville. Para as técnicas, o encontro e a interação entre os técnicos das coordenadorias regionais e dos municípios que atuam no licenciamento enriquece o debate e contribui para o aprimoramento dos procedimentos do licenciamento ambiental. A organização ficou sob responsabilidade das Codams de Canoinhas e Mafra que puderam contar com a parceria da Amplanorte e Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Planalto Norte (Codeplan). O prefeito de Monte Castelo, Jean Carlo Medeiros de Souza, presidente da Codeplan, representando os prefeitos da Amplanorte também esteve presente na ocasião.

A coordenadora regional do IMA de Canoinhas, Zenici Dreher Herbst, destacou que a capacitação propícia, o debate entre profissionais que atuam no licenciamento ambiental, promovem a valorização profissional e avanços na qualificação dos serviços na área ambiental, social e econômica da região.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?