Palestras abordaram o Licenciamento Ambiental de Atividades Industriais
Na segunda-feira, 13, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), através das coordenadorias regionais de Canoinhas, Joinville, Jaraguá do Sul e Mafra, realizou um evento de capacitação para servidores e agentes licenciados dos municípios que abrangem associações da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte).
A capacitação abordou o Licenciamento Ambiental de Atividades Industriais tratando aspectos, impactos, controles e programas ambientais relacionados às atividades industriais, e também, sobre gerenciamento de áreas contaminadas.
Um dos objetivos principais da atividade foi proporcionar uma educação permanente para organizar e garantir formação continuada aos servidores do Instituto e dos órgãos de licenciamento através de ações macrorregionais considerando as especificidades locais e atividades de maior abrangência nos processos de licenciamento.
Para a engenheira sanitarista do IMA, Natália Golin, o evento foi de extrema importância para conhecer estudos de casos e entender melhor, programas e controles ambientais aplicáveis no licenciamento ambiental. “A troca de conhecimento com outros servidores da área ambiental proporciona a todos senso de pertencimento e valorização muito importantes”, destacou Natália.
Participaram como palestrantes representando o IMA, as servidoras Carolina W. de Andrade, Marta Beatriz Macarini e Priscila Ventura da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (Codam) de Joinville. Para as técnicas, o encontro e a interação entre os técnicos das coordenadorias regionais e dos municípios que atuam no licenciamento enriquece o debate e contribui para o aprimoramento dos procedimentos do licenciamento ambiental. A organização ficou sob responsabilidade das Codams de Canoinhas e Mafra que puderam contar com a parceria da Amplanorte e Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Planalto Norte (Codeplan). O prefeito de Monte Castelo, Jean Carlo Medeiros de Souza, presidente da Codeplan, representando os prefeitos da Amplanorte também esteve presente na ocasião.
A coordenadora regional do IMA de Canoinhas, Zenici Dreher Herbst, destacou que a capacitação propícia, o debate entre profissionais que atuam no licenciamento ambiental, promovem a valorização profissional e avanços na qualificação dos serviços na área ambiental, social e econômica da região.