Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 26

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Sessões itinerantes do Itaicine acontecem nesta semana

Últimas Notícias

Ações itinerantes fazem parte do Primeiro Festival Nacional de Curtas de Itaiópolis

- Ads -

De 16 até 18 de maio acontecem as sessões itinerantes do Itaicine – Primeiro Festival Nacional de Curtas de Itaiópolis. Ao todo serão três noites de exibições com os filmes Aldeia Natal do diretor paranaense Guto Pasko e o clássico Tempos Modernos de Charles Chaplin.

Na quinta-feira, 16, às 19 horas, no Salão da Paróquia Sagrada Família, em Iracema, será apresentado o filme Aldeia Natal. Já na sexta-feira, 17, às 19 horas, no Salão Hugo Dyla no Alto Paraguaçu será exibido o clássico Tempos Modernos. E encerrando ações itinerantes que precedem o festival, no sábado, 18, será exibido na Moema o filme Aldeia Natal de direção Guto Pasko. O ingresso para as sessões é gratuito.



OS FILMES

O documentário Aldeia Natal acompanha Guto Pasko, um menino que deixou sua família com apenas 11 anos para fugir de uma promessa religiosa feita por seus pais. 30 anos mais tarde, agora um homem, ele retorna à aldeia onde nasceu em busca de estabelecer uma reconciliação familiar e tentar compreender as tradições que renegou. Determinado a conviver com sua família por um período de tempo, a partir desse contato, Guto reflete sobre como a educação rígida dentro das tradições ucranianas moldou cada um de seus 11 irmãos, destrinchando também o efeito desta educação sobre si mesmo.

Tempos Modernos é um filme da década de 30 idealizado por Charles Chaplin. A produção se tornou um clássico do cinema e é uma das mais conhecidas do cineasta. A obra demonstra os modos de produção industrial baseados na divisão de trabalho. Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. 



FESTIVAL

O Itaicine é o Primeiro Festival Nacional de Curtas de Itaiópolis e acontece de 23 até 26 de maio. Além da itinerância o festival traz outras ações paralelas como: oficina de roteiro com Di Moretti; Masterclass de produção de baixo orçamento com Cavi Borges e as palestras sobre Mostra Udigrudi Mundial de Animação com Savio Leite e a sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras. As inscrições para as ações vão até sexta-feira, 17. Na semana do festival serão sessões especiais para escolas com a exposição do material de produção do filme “Ópera João e Maria”; sessão especial acessibilidade (audiodescrição), sessão AZUL para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além das sessões competitivas de ficção, animação e documentário abertas para a comunidade; lançamento de livros, além da mostra janela regional e a premiação para os curtas. 

Uma realização da Nitram Cultural, Ditirambo Eventos, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura.  Apoio do Restaurante da Julia, Museu da Memória Regional e Prefeitura de Itaiópolis. Quem quiser saber mais pode acessar o site do festival www.itaicine.com.br ou o Instagram @Itaicine. 



SERVIÇO

Quinta-feira, 16, às 19 horas

Local: Salão da Paróquia Sagrada Família – Iracema

Filme: Aldeia Natal – direção Guto Pasko

Sexta-feira, 17, às 19 horas

Local: Salão Hugo Dyla – Alto Paraguaçu

Filme: Tempos Modernos – Charles Chaplin

Sábado, 18, às 19 horas

Local: Galpão Campesino – Moema

Filme: Aldeia Natal – direção Guto Pasko

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?