segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

IFSC desenvolve aplicativo para auxiliar Apoca na organização de doações

Últimas Notícias

Antes do aplicativo, doações eram anotadas em tiras de papel

- Ads -

Estudantes do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) desenvolveram um aplicativo para auxiliar a Associação dos Pacientes Oncológicos da Região de Canoinhas (Apoca) a otimizar o processo de coleta de doações.

O aplicativo em duas versões, uma para acesso via web e uma versão mobile, foi proposto para a unidade curricular Atividade de Extensão III e aprovado no edital Protagonismo Discente, lançado pelo IFSC para atender a demandas específicas da comunidade e contribuir com a formação técnica e cidadã dos alunos, por meio de atividades de extensão.

O projeto Aplicativo de cadastramento e organização de doações para a Associação de Pacientes Oncológicos da Região de Canoinhas – Apoca foi realizado pelos alunos Adam Slabadack, Daniel Wzoreck, Gustavo Ferreira de Souza, Jardel Pauluka, Ellen Spadotto, Giovanni Bruno, Guilherme Simões de Oliveira, Gustavo Pirró e Leonardo Rodrigues, com coordenação do professor Denilson Fagundes Barbosa.

“Este aplicativo faz parte de uma intenção da Apoca de modernizar seus processos e a parceria com o IFSC já rende frutos consolidados. Como somos uma ONG [organização não governamental], nosso orçamento para aquisição de softwares é escasso e as possibilidades são imensas”, ressalta o gestor da Apoca e estudante do IFSC integrante do projeto, Adam Slabadack.

Antes do aplicativo, as doações eram anotadas em tiras de papel, o que tornava o processo oneroso e pouco ágil. “Sabemos o quanto processos ágeis auxiliam no crescimento das instituições e buscamos instaurar estes em todos os âmbitos possíveis”, enfatiza Adam, enquanto gestor. “É um diferencial imenso o fato do IFSC disponibilizar o talento de seus acadêmicos para resolver problemas cotidianos da comunidade, isso demonstra o comprometimento em formar profissionais com um amplo conhecimento técnico, mas também com responsabilidade social”, enaltece Adam, pelo ponto de vista acadêmico.



SOBRE A APOCA
Criada em 1998, a Apoca conta hoje com mais de três mil pacientes cadastrados, de seis municípios da região do Planalto Norte: Canoinhas, Três Barras, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Papanduva e Irineópolis. “Ela presta auxílio a pessoas portadoras de câncer, de diversos tipos e em diversos estágios, e se mantém, desde a sua fundação, com o auxílio de doações oriundas de pessoas físicas ou jurídicas, sejam em valores financeiros ou em produtos que são, direta ou indiretamente, destinados aos pacientes cadastrados na instituição, de maneira inteiramente gratuita”, explica o gestor da entidade.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?