Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quarta-feira, 15

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Grupo de Trabalho vai debater Política Oncológica de SC

Últimas Notícias

Fila de pacientes para cirurgias oncológicas no Estado é de 3.270

- Ads -

A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) dedicado à construção da Política Estadual do Paciente Oncológico de Santa Catarina foi realizada nesta segunda-feira, 13. Integram o Grupo membros da Secretaria de Estado da Saúde, representantes das entidades de luta e combate ao Câncer e a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

A proposta, segundo o Governo do Estado, vem ao encontro do que foi apresentado durante o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, que coloca o paciente oncológico como prioritário. “Trata-se de cirurgias que classificamos como tempo-sensíveis. Essa Política também visa garantir que a legislação seja cumprida quanto ao tempo de início do tratamento, determinando que ele deve iniciar em até 60 dias após o diagnóstico e que em casos de suspeita de câncer o paciente faça os exames em até no máximo 30 dias”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Está a cargo do GT, a construção de uma minuta a ser apresentada à Secretaria. O documento deverá prever mecanismos de incentivo às ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuem no campo da oncologia.

A fila de pacientes para cirurgias oncológicas em Santa Catarina é de 3.270. Para reverter o quadro, desde o início do ano estão sendo feitos mutirões de cirurgias oncológicas. Somente no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, no período entre 1º de janeiro e 9 de fevereiro, foram 267 procedimentos.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?