sábado, 27

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Governistas precisam avaliar até onde estão dispostos a ir por Passos

Últimas Notícias

- Ads -

Forte reação dos professores a manutenção de veto assustou vereadores

LIMITES

Na semana passada, Helton Witt, fiel escudeiro do prefeito Beto Passos (PSD) desde antes da primeira eleição, deixou o governo. Formado em Educação Física, concursou, passou e começou a trabalhar como professor do Estado.

O episódio pode parecer corriqueiro, mas também pode servir de reflexão aos vereadores que topam qualquer coisa para defender o governo Passos. Todos saíram chamuscados do episódio desta segunda-feira, 14, quando mantiveram o veto do prefeito ao projeto de lei que concedia novamente progressão salarial por graduação aos professores admitidos em caráter temporário (ACTs). Nenhum mais que Osmar Oleskovicz (PSD).

O vereador se elegeu e reelegeu tendo a Educação como bandeira. Achando uma saída convincente, se ausentou nesta segunda para não se indispor com a classe. A emenda saiu pior que o soneto. Virou alvo já que seu voto era o de minerva considerando que a votação estava em cinco a quatro a favor da derrubada do veto e o veto só cai com maioria absoluta, ou seja, seis votos.

Sinal mais palpitante de que a coisa não anda boa para o lado dos governistas foi a pulada de barco de Gil Baiano (PL) ao, não só sentar do lado da oposição no plenário, mas, também, votar com a oposição no caso dos ACTs. Contrariado com a última eleição da mesa diretora, Gil é visto como uma ameaça pelo governo. Mas o governo tem, agora, de focar em quem ainda tem nas mãos.

Os cinco fiéis a Passos estão honrando acordos pré-eleições, mas o protagonismo que ganharam depois das eleições pode levá-los a reflexão de que imagem pretendem deixar ao eleitorado. Mais importante: como garantir carreira política se mostrando capacho do governo. Março, e sua janela partidária, está logo ali.




NA CAPITAL

Passos e Oleskovicz assistiram ao buzinaço pelas redes sociais. Os dois estão desde ontem em Brasília, onde cumprem agenda ajustada há algumas semanas.



IÔ-IÔ

Contradizendo novamente o que disse em entrevista à coluna, o presidente da Câmara de Canoinhas, Willian Godoy (PSD), tentou trocar o assessor de comunicação da Casa dispensando o jornalista Joselito Beluk (também colunista de segurança do JMais) na sexta-feira, 11. Como o eventual substituto não preenchia todos os requisitos exigidos em lei, Godoy chamou Beluk de volta ontem logo depois de o jornalista ter feito o exame demissional.


TENSÃO

O episódio faz mais gente indo dormir sem ter a certeza de que acordará empregado na Câmara.


VICE

Edenilson Engel/Arquivo

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Três Barras, Edenilson Engel (PSD), foi eleito por unanimidade vice-presidente da Casa nesta segunda-feira, 14.



CONTESTAÇÃO

Vereador Barriga/Reprodução

Vereador Laudecir Gonçalves (PL), o Barriga, rebateu a fala do colega Abrahão Mussi (União) que o chamou de mentiroso na sessão anterior, na ausência de Barriga. Ele apresentou documentos afirmando que os professores tem, sim, direito a aumento salarial. “Procure saber das coisas antes de falar besteira. Eu jamais falaria algo aqui sem ter certeza”, disse se dirigindo a Mussi.

Barriga ainda criticou os gastos com cursos por parte dos vereadores e comparou com o pleito dos professores por reajuste salarial. “Tem algo de muito errado no nosso Município”, afirmou mandando Mussi “passar óleo de peroba na boca” quando falar dele.



RÉPLICA

Vereador Abrahão Mussi/Reprodução

Mussi lamentou a fala do colega e o criticou por “um discurso demagógico, falando o que as pessoas querem ouvir”. Ele afirmou que Barriga “continua não provando nada” e voltou a afirmar que o colega mente. “Posso ter sido infeliz na minha fala na sessão passada e peço desculpa a quem possa ter se ofendido”, disse a uma plateia formada basicamente por professores.

Na sequência Mussi mostrou uma foto da casa de Barriga. No terreno ao lado, que pertence ao Município, várias tábuas estavam dispostas. Mussi sugeriu que Barriga está usando terreno público de modo irregular. Barriga ironizou e disse que pode retirar as madeiras a qualquer momento do local, ao contrário de um vereador que ganhou um terreno da prefeitura “e construiu uma casa em cima. As madeiras eu tiro a qualquer hora, mas e uma casa, como tira?”, questionou.




“Cleide e Gorguinho não são obrigados a vir na Câmara, simplesmente porque eles não estão sujeitos aos vereadores”

Do vereador Laudecir Gonçalves sobre requerimento solicitando a presença dos dois assessores de deputados estaduais na Câmara. Ernani Wogeinaki Jr ponderou ser apenas um convite




OFF LINE

Vereador Marcos Rogério de Paula/Reprodução

Vereador Marcos Rogério de Paula (PL) pediu desculpas a quem se ofendeu com suas falas na sessão da semana passada. Ele criticou religiosos que fazem discurso de ódio durante cultos. Reconhecendo ter sangue quente, o vereador disse que vai deixar as redes sociais porque vem sendo duramente criticado por suas manifestações. Ele disse ainda, que desiludido com a política, pretende, ao se aposentar, deixar a vida pública. “Se sair no meio dessa legislatura minha aposentadoria, eu renuncio no dia seguinte”, afirmou.

VACINA

Vereador Laudecir Gonçalves, também, levou um cidadão ao plenário para confirmar que não foi atendido para receber a vacina no horário anunciado pelo Município. Vereador Siomara Correa (PP), que trabalha na Saúde, pediu que o rapaz a procurasse depois da sessão para esclarecer a questão. Ela destacou a necessidade de se completar o ciclo vacinal e, principalmente, a necessidade de se levar as crianças para receber a vacina. “Será que está tão baixa a adesão ou será que não há muitas crianças positivadas?”, questionou a vereadora Josi Gazaniga (MDB).

Siomara disse que 54% das crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas com a primeira dose em Três Barras, mas há necessidade de vacinar mais.



NÃO SE VIVE DE PASSADO

Josi Gazaniga (MDB), que já foi crítica do governo, teceu elogios ao prefeito Luiz Shiimoguiri (PSD) na sessão de ontem. Disse que tem sido bem recebida pelo prefeito e que cabe aos vereadores levar os anseios da comunidade ao prefeito.

A fala de Josi isola ainda mais Barriga na oposição.



NOVA TENTATIVA

O Município de Bela Vista do Toldo abriu nova licitação na modalidade de Pregão Eletrônico do tipo menor preço global para contratação de empresas para transporte escolar. A abertura das propostas ocorre dia 25 de fevereiro. A primeira tentativa restou deserta.


SUPLENTE

Leandro Ribeiro de Castro assumiu a suplência da vereadora Soleima (PSL) na Câmara de Vereadores de Major Vieira.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?