Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quarta-feira, 15

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Golpista envia mensagens se passando por advogados de Canoinhas

Últimas Notícias

Nas mensagens, diz que o contato deve ser urgente por conta de um processo

- Ads -

Um golpista está enviando mensagens pelo WhatsApp por meio das quais se passa por advogados de Canoinhas e região. O texto das mensagens é padronizado e diz precisar de retorno urgente da vítima para tratar sobre um processo, prática que não é realizada por advogados.

Uma das advogadas cujo nome está sendo usado para aplicar os golpes é Bianca Roberta Coser Neppel, que já foi vítima da tentativa de golpe por duas vezes, a primeira há cerca de 20 dias, quando foi criado um contato de WhatsApp com sua foto do Facebook, e a outra nesta terça-feira, 18.

“Inicialmente entram em contato como se fosse minha secretária e depois direcionam o cliente para conversar com outro número, como se fosse meu. Em seguida pedem que o cliente pague as  custas finais para liberar indenizações que sequer existem”, relata Bianca.

Modelo de mensagem que está sendo enviada pelos golpistas/Reprodução

A advogada registrou Boletim de Ocorrência (BO) e foi informada na Delegacia que este tipo de golpe é comum, que diversos advogados estão tendo suas fotos e dados usados indevidamente. “Então o que posso fazer é avisar meus clientes para que  denunciem a conta e que  entrem em contato através do WhatsApp de sempre. Além do que, eu nunca peço dinheiro para quitar custas, sendo que repasso o boleto para que o cliente pague, quando houver necessidade”, esclarece a advogada.

Bianca avalia de que forma a quantidade de dados disponíveis na internet pode facilitar a abordagem dos criminosos. “Os processos judiciais são públicos, mas os vazamentos de dados que aconteceram recentemente revelaram informações pessoais que antes seriam mais difíceis de serem compartilhadas”, relata.


CONTATO COM O GOLPISTA

O JMais entrou em contato com o número registrado na mensagem e, agora, o golpista está utilizando nome e foto de um advogado de Indaial, Valmor José Marquetti.

Antes mesmo de a reportagem informar o motivo do contato, o golpista perguntou se a mensagem seria para tratar de um processo. Para verificar qual seria sua reação, passamos um nome fictício a ele. Poucos minutos depois, o golpista afirma que há o valor de R$ 46.614,96 a ser recebido.

Porém, para que o dinheiro seja creditado para a pessoa inventada pela reportagem, seria necessário enviar dados bancários ao golpista.

Quando questionado sobre os golpes que estaria aplicando, o golpista enviou uma figurinha ilustrando um ato sexual.

Entramos em contato com o escritório do verdadeiro advogado Valmor José Marquetti, cuja foto é utilizada pelo golpista. O escritório enviou uma nota à reportagem dizendo que já tomou conhecimento sobre a ação do golpista e que não é a primeira vez que isso acontece.


“Os bandidos da internet, infelizmente, estão por toda parte. Hoje o sistema judiciário brasileiro conta com o apoio da tecnologia e é aplicado o que chamamos de juízo 100% digital. Toda essa modernidade traz infinitos benefícios, mas ao mesmo tempo nos deixa à mercê de hackers mal-intencionados que acabam conseguindo acessar os bancos de dados e utilizar as informações de clientes para aplicar golpes”, afirma a nota do escritório de Marquetti.


COMO EVITAR GOLPES

Para evitar cair em golpes, é necessário tomar algumas precauções, como não utilizar o CPF como chave Pix.

Não se deve fornecer informações como senhas, dados de cartões e contas bancárias, número de documentos por telefone ou WhatsApp de empresas, instituições, escritórios de advocacia e desconhecidos. Verifique se o contato está sendo feito pelos telefones oficiais daquela instituição. 

A advogada Bianca Neppel destaca que sempre que tratar com advogados novos, principalmente se o atendimento for 100% virtual, é importante verificar no site da OAB se o profissional possui inscrição ativa. E, no caso de sociedade de advogados, antes de assinar qualquer contrato, é útil solicitar o número do CNPJ e checar se está regular no site da Receita Federal. Isso vale para qualquer tipo de serviço ou empresa que a pessoa esteja contratando, no caso de médicos, o CRM deve ser checado no site oficial do Conselho Federal de Medicina.

Além disso, é importante evitar o envio de documentos e códigos, além de desconfiar de todo pedido de transferência de valores.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?