sábado, 4

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Família segue itinerário pela região com canoa centenária

Últimas Notícias

De Major Vieira a Canoinhas, agora eles seguem para Irineópolis

- Ads -

A família que descobriu uma canoa centenária no rio Canoinhas, no interior de Major Vieira, em 2019, e que nesta sexta-feira, 17, iniciaram um passeio com a embarcação histórica, seguem itinerário pela região de Canoinhas neste final de semana.

Na sexta-feira, o casal Mario e Deucélia Ribeiro de Castro, o filho e Ruan e Hélio Lechinhoski, amigo da família, saíram de Major Vieira por volta das 8h, seguiram pelo rio Canoinhas e chegaram no final da tarde, por volta das 18h, na rampa do distrito de Marcílio Dias, em Canoinhas. Eles pernoitaram na região e na manhã deste sábado, já pelas 7h, iniciaram uma nova jornada para chegar ainda no final da tarde na localidade de Felipe Schmidt, em Canoinhas. O grupo deve fazer pelo menos mais três paradas durante a viagem para descanso e alimentação.

No domingo, 19, a família segue do interior de Canoinhas rumo à Irineópolis, em um trajeto de aproximadamente 100 quilômetros. O local de chegada será próximo a balsa de Irineópolis.

Somente na sexta-feira, 17, da localidade do Salto Canoinhas em Major Vieira até Marcílio Dias, o grupo já percorreu cerca de 70 quilômetros com a canoa.

Para ter condições de navegar novamente, a canoa, que mede 7,15 metros, foi restaurada entre janeiro e fevereiro deste ano. Um barco motorizado com mais duas pessoas a bordo, segue junto para dar apoio.

COMO ACONTECEU A DESCOBERTA

Na tarde de 27 de julho de 2019, durante um passeio de barco, o casal Mario e Deucélia Ribeiro de Castro avistaram algo enterrado na areia no fundo do rio Canoinhas, em Major Vieira, que parecia ser uma canoa.

Na tarde do dia seguinte, Leandro Ribeiro de Castro, filho do casal, juntamente com amigos da família voltaram ao local e desenterraram a canoa que estava soterrada no fundo do rio. Segundo o grupo, foi possível avistá-la pelo fato do nível do rio Canoinhas estar baixo devido à estiagem na época.

Esta foi a terceira canoa centenária encontrada na região. A primeira canoa foi encontrada nos anos 1990 em Canoinhas e se encontra no Parque de Exposições Ouro Verde; a segunda foi encontrada por pescadores em 2018, no distrito de Marcílio Dias.

Reveja a reportagem da descoberta da canoa em 2019:

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?