Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quinta-feira, 16

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Exame descarta leptospirose como causa de óbito em União da Vitória

Últimas Notícias

Saúde ainda não descarta de ter sido caso de hantavirose

- Ads -

No dia 1º de novembro, um paciente residente em União da Vitória faleceu no Hospital São Braz, levantando inicialmente suspeitas de leptospirose. No entanto, o exame realizado posteriormente na 6ª Regional de Saúde apresentou resultado negativo para essa doença. Agora, as autoridades de saúde estão direcionando a investigação para determinar se o óbito está relacionado à hantavirose, outra enfermidade transmitida por roedores, neste caso, o rato silvestre.

De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira, 17, União da Vitória registra quatro casos positivos, enquanto Porto Vitória e Paulo Frontin possuem um caso cada confirmado. A situação na regional de saúde apresenta um total de seis casos confirmados, 26 casos suspeitos e 28 casos descartados. A equipe de saúde continua monitorando ativamente a situação para garantir a segurança da comunidade.



HANTAVIROSE
Segundo o Ministério da Saúde, a prevalência da doença é principalmente em áreas rurais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Geralmente são ligadas à agricultura, e homens na faixa etária de 20 a 39 anos são os mais acometidos. A taxa de letalidade média baseada nos números nacionais é de 46,5%.

Ainda de acordo com a pasta, a hantavirose se manifesta em humanos na forma da Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus, tendo sido observado um importante comprometimento cardíaco nos casos relatados na América do Sul, o que provoca a alta gravidade. Os animais responsáveis por carregarem o vírus são majoritariamente os roedores silvestres, que podem eliminá-lo pela urina, saliva e fezes.

A infecção pelos humanos acontece de forma frequente pela inalação dos aerossóis, partículas minúsculas formadas a partir dos excrementos de roedores infectados. Também podem ocorrer por mordidas dos animais ou contatos com mucosa (boca ou nariz). Há a possibilidade de se disseminar entre humanos, porém é raro, não tendo relatos no Brasil.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?