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Estudantes do IFSC desenvolvem sistema de prontuário eletrônico para Secretaria de Assistência Social de Canoinhas

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Vantagens do novo sistema são o acesso compartilhado aos dados e informações

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Os prontuários em fichas de papel dos usuários dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de Canoinhas são coisas do passado. Uma parceria entre o IFSC e a Prefeitura Municipal de Canoinhas possibilitou o desenvolvimento de um sistema de prontuário eletrônico que permite o trabalho compartilhado entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e as três unidades do Cras. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Daniel Wzoreck e Gustavo Ferreira de Souza, do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Canoinhas do IFSC.

Conforme os estudantes, as principais vantagens do novo sistema são o acesso compartilhado aos dados e informações, a partir de qualquer computador; o acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos técnicos e unidades; a redução no uso de papel e do tempo de atendimento; e, principalmente, integridade, segurança e organização dos dados e informações.

Para entender as necessidades da secretaria e a dinâmica de trabalho nos centros de referência, Daniel e Gustavo foram contratados como estagiários, em abril deste ano. Orientados pelo professor Maurício Begnini, os estudantes fizeram o levantamento de requisitos diretamente com os técnicos das unidades e elaboraram um protótipo com o escopo essencial para suprir as demandas apresentadas.

Exemplo de funcionalidade do Prontuário Eletrônico | Nomes de usuários e informações fictícios

“O trabalho realizado pela Assistência Social e suas unidades, até então, era feito através de formulários e fichários de papel que compunham o prontuário de cada usuário atendido, o que acabou resultando na produção de muitos documentos físicos que necessitam ser armazenados localmente, para consultas frequentes”, contam os estudantes.

Outro problema levantado e que foi resolvido pelo novo sistema diz respeito ao compartilhamento de informações, já que são recorrentes os casos de técnicos que precisam trabalhar temporariamente em outras unidades e de usuários que buscam atendimento em unidades diferentes de onde são cadastrados.

“Após uma análise destas situações, concordamos que o sistema a ser desenvolvido teria que seguir a arquitetura de desenvolvimento web, para rodar em qualquer navegador de internet, permitindo este trabalho compartilhado”, explicam Daniel e Gustavo.

Para o sistema, eles usaram linguagem de programação Python com a utilização do framework de desenvolvimento web Django, base de dados MySQL e tecnologias voltadas à parte visual (interface gráfica) como HTML 5, CSS 3, Bootstrap 4 e JavaScript.






LANÇAMENTO

Após oito meses de desenvolvimento, o sistema de prontuário eletrônico está pronto para implantação. Na semana passada, os estudantes apresentaram a proposta do Prontuário Eletrônico SUAS à gestão da Prefeitura de Canoinhas e do Câmpus Canoinhas do IFSC e aos coordenadores dos serviços da assistência social.

“Todas as nossas unidades terão sistema integrado com o histórico de atendimento ao usuário e sua família garantindo eficiência e segurança ao cidadão”, comentou o prefeito Beto Passos. “A proposta do Prontuário Eletrônico SUAS é facilitar o acesso às informações que serão compartilhadas entre os técnicos dos serviços da Assistência Social para qualificar os serviços ofertados aos cidadãos”, explicou a secretária de Assistência Social, Zenici Dreher.

A implantação vai começar pela secretaria e as três unidades do Cras, mas a proposta da administração municipal é ampliar para os demais serviços vinculados à Assistência Social, a fim de garantir o registro de todo o histórico de atendimento dos usuários nos equipamentos públicos.

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