Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 19

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Estudantes do IFSC Canoinhas desenvolvem sistema para auxiliar Adosarec

Últimas Notícias

Antes da implantação do sistema, controle dos doadores era feito em fichas

- Ads -

As informações das mais de cinco mil pessoas cadastradas pela Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas (Adosarec) agora são gerenciadas com mais praticidade, segurança e agilidade. Após três meses de pesquisas, muitas reuniões e alguns testes de protótipos, estudantes do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Canoinhas desenvolveram um sistema para internet (Software Web) “sob medida” e exclusivo para a entidade.

Conforme a secretária executiva da associação, Márcia Maria Sachweh, até a implantação do sistema, o controle dos doadores era feito em fichas preenchidas manualmente, o que dificultava a atualização dos dados. “Agora já podemos lançar as doações realizadas diretamente no sistema”, comemora Márcia, que participou de todo processo de desenvolvimento e validação do projeto junto com os estudantes, para proporcionar uma forma mais segura, organizada e rápida de cadastrar, controlar e recuperar as informações dos doadores de sangue.

Pesquisas, reuniões e testes nortearam o trabalho do grupo/Divulgação/IFSC

Aprovado e financiado pelo edital de Protagonismo Discente do IFSC, o projeto foi desenvolvido pelos estudantes Bruno Perdoná, Acacio Higino Salvador Junior, Gabriel Candido Rocha Correa Lima, Cristiano Cotrin Meirelles e Douglas Ryan Terleski e coordenado pelo professor Carlos Rafael Guerber.

“Esse projeto foi muito proveitoso para todos os integrantes do grupo, pois foi possível ter a experiência de participar de um projeto real e desenvolver um sistema desde o início, percorrendo todas as etapas apresentadas nas aulas, no decorrer do curso. Apesar de muitas dificuldades e dúvidas, foi possível entregar um sistema dentro dos padrões atuais”, enfatiza Bruno.

Fundada em 1991, a Adosarec promove a cultura de doação voluntária de sangue entre a população, organiza grupos de doadores voluntários e apoia a logística de transporte dos doadores para os hemocentros do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). Atualmente, a associação tem 49 grupos ativos de doadores de sangue regulares, em Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Mafra, Rio Negro, Itaiópolis e Irineópolis.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?