segunda-feira, 13

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Estado confirma primeiro caso da variante Ômicron XQ do coronavírus

Imagem:NIAID

Últimas Notícias

Variante XQ mistura as sublinhagens BA.1.1 e BA.2.

- Ads -

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), confirma o primeiro caso da variante Ômicron XQ do coronavírus em Santa Catarina. A Ômicron XQ mistura as sublinhagens BA.1.1 e BA.2.

De acordo com a SES, a paciente é uma mulher de 32 anos, residente em Florianópolis, que apresentou sintomas leves, como: perda de paladar, olfato, cefaléia, irritação na garganta e fadiga, e não chegou a ser hospitalizada. A paciente tem registro de vacinação e histórico de viagem para Brasília no mês de abril. A coleta da amostra para o teste ocorreu em 4 de maio, sendo encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC). O sequenciamento genômico foi realizado pela referência nacional para Santa Catarina, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ).


CASO DA VARIANTE BA.2.12.1

Outra subvariante da Ômicron identificada no estado é o caso de uma criança de nove anos, sem registro de vacina, residente em Joinville. O paciente registrou sintomas leves (coriza e tosse), com exame RT-qPCR positivo em 11 de maio realizado pelo Lacen/SC. A amostra foi encaminhada para sequenciamento na Fiocruz, confirmando a variante BA.2.12.1 em 31 de maio.

A Dive/SC recomenda que todas as pessoas com cinco anos ou mais de idade se protejam contra a covid-19 através da vacinação. Além de completarem o esquema primário com duas doses ou dose única, é de fundamental importância que as doses de reforço sejam administradas em todos os grupos já liberados.

Além disso, a Diretoria alerta sobre a importância da manutenção das medidas de prevenção, como a lavagem de mãos, evitar locais com aglomeração, deixar os ambientes ventilados, uso da máscara e se manter em isolamento respiratório caso tenha sinais e sintomas.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?