segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Estação de monitoramento de Monte Castelo registra estrela cadente

Últimas Notícias

Astrônomo amador registrou o fenômeno

- Ads -

O astrônomo amador Jocimar Justino, de Monte Castelo, flagrou às 21h12min desta quinta-feira, 14, uma ‘estrela cadente’, na verdade, um meteoro que iluminou o céu, capturado pela câmera da estação de monitoramento de meteoros JJS4 da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). Além da câmera de Monte Castelo, Justino acredita que estados vizinhos também tenham flagrado o fenômeno, graças à sua luminosidade e ao trajeto marcante que traçou pelo céu noturno.

O fenômeno luminoso durou cerca de 3 segundos, mas segundo o astrônomo, desenhou uma trilha luminosa que persistiu brevemente antes de desaparecer, deixando atrás de si um rastro de admiração.

Além da estrela cadente, Justino conta que o palco estelar contou com convidados de honra: no plano de fundo, a constelação do Cão Maior e a brilhante Sirius, a estrela mais luminosa do nosso céu noturno, marcaram presença, enquanto no canto inferior esquerdo, a icônica constelação de Orion e seu famoso cinturão, também conhecido como “As Três Marias”, emprestaram seu charme a este cenário noturno.

“Este fenômeno é um lembrete da beleza efêmera que o universo nos oferece e da importância de olharmos para cima, para além do nosso pequeno mundo. A cada estrela cadente, um desejo, uma esperança, um momento de conexão com o cosmos”, comenta Jocimar Justino.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?