Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 19

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Empresa de Rondônia ganha concessão de manejo da Flona de Três Barras

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

Em contrapartida aos investimentos no espaço, empresa poderá explorar pinus comercialmente

- Ads -

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), declarou como vencedora do edital de concessão para manejo da Floresta Nacional de Três Barras, a empresa Agrícola Tangará Ltda, com sede na cidade de Cacoal (RO).

O prazo da concessão é de 35 anos e permite que a empresa, habilitada e declarada vencedora da licitação em publicação no Diário Oficial da União em 8 de dezembro, tenha direito à exploração econômica de produtos florestais madeireiros e não madeireiros da área que compreende a Floresta Nacional (Flona) de Três Barras. Neste caso, em específico, recursos com o pinus, por exemplo, poderão ser explorados comercialmente.

Para a classificação da empresa vencedora, alguns critérios estabelecidos no edital tiveram de ser seguidos em contrapartida à exploração comercial dos recursos, como a apresentação de propostas de recuperação de áreas degradadas ou desflorestadas na área da Floresta Nacional, além de apoio e participação em projetos de pesquisa, capacitação em atividades produtivas florestais para comunidades do entorno da Floresta Nacional e, por fim, diversidade de espécies implantadas na unidade de manejo florestal.

Uma das principais ações a serem desenvolvidas, de acordo com o edital de concessão, pela empresa vencedora é a erradicação do pinus, uma espécie invasora à área e que se alastra com muita facilidade. O edital de concessão prevê que sejam mantidas também as atividades turísticas na floresta e, em contrapartida, aos investimentos realizados no local, a Agrícola Tangará Ltda poderá comercializar o pinus retirado do espaço.


MANEJO DE PINUS

Ainda em 2023, a área da Floresta Nacional de Três Barras já havia recebido um manejo específico de pinus para retorno da biodiversidade. O objetivo era efetivamente matar as árvores da espécie e permitir que sirvam de ninho e alimento aos pássaros até que se decomponham.

Espécies endêmicas da região já puderam ser vistas novamente no espaço após o início deste manejo, em julho de 2023. A recuperação da mata nativa e de todo o ecossistema do espaço, agora, é de responsabilidade da empresa concessionária.


IRATI E CHAPECÓ

Outras áreas de Florestas Nacionais também tiveram concessões. São elas a Flona de Chapecó, que está localizada nos municípios de Chapecó e Guatambu, e a Flona de Irati, que está situada em Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares, no Paraná.

No caso da Floresta Nacional de Irati, a empresa vencedora da licitação foi a Ibema Participações S.A., com sede em Curitiba (PR).

Houve ainda uma empresa desclassificada da concorrência, de acordo com publicação no Diário Oficial da União do dia 8 de dezembro, pelo não atendimento parcial de alguns requisitos presentes no edital.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?