Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

segunda-feira, 27

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Em Curitiba, governadores de SC e PR discutirão solução para inundações do rio Iguaçu nesta segunda

Últimas Notícias

Porto União (SC) e União da Vitória (PR) estão há mais de 40 dias com bairros alagados

- Ads -

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e o governador Jorginho Mello estarão em Curitiba nesta segunda-feira, 20. Eles serão recebidos pelo governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, às 11 horas, em reunião para tratar de intervenções no rio Iguaçu, que há mais de 40 dias tem deixado a cidade catarinense de Porto União e o município paranaense de União da Vitória parcialmente alagados devido às fortes chuvas.

O prefeito Eliseu Mibach de Porto União também participará do encontro, assim como representantes de órgãos ambientais dos dois estados, para discutir a proposta de retificação o trajeto do rio que faz a divisa entre os dois estados. O objetivo é retirar curvas que represam o fluxo das águas e inundam cidades paranaenses e catarinenses. 

“No último domingo, eu e o governador estivemos em Porto União. Nesse dia, o prefeito, empresários e lideranças defenderam essa medida. Imediatamente, o governador buscou marcar a reunião para construir essa ação conjunta entre os dois estados. Algo precisa ser feito para garantir um futuro sem enchente, obras que possam proteger as cidades dessa situação que penaliza a população e gera grande prejuízo econômico e social. Os empresários do município sinalizaram que poderão até mesmo arcar com os custos dessa obra”, explica Dr. Vicente.

Conforme o parlamentar, o rio Iguaçu é um rio sinuoso, de grande dimensão e baixa vazão nesse trecho que corta os municípios. Quando chove forte, o nível do rio sobe rápido, 4 centímetros por hora, mas desce lentamente, 4 milímetros, e o resultado são áreas urbanas e industriais alagadas por muito tempo quando ocorre enchente.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?