sexta-feira, 2

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Em Canoinhas, 17% dos domicílios não têm abastecimento de água, segundo IBGE

Últimas Notícias

- Ads -

Três Barras possui o maior número de domicílios ligados à rede geral no Planalto Norte

De acordo com dados do Censo de 2022 divulgados em 2024 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 17% dos domicílios de Canoinhas não possuem abastecimento de água ligado à rede geral. Isto significa que os moradores destes domicílios têm de buscar outros meios para conseguirem água, como em poços, fontes, rios, açudes e córregos, por exemplo.

Conforme as estatísticas, Canoinhas é o quarto município do Planalto Norte com o maior número de domicílios que recebem abastecimento ligado à rede geral, com um total de 82,76% domicílios. Ainda assim, curiosamente, desta totalidade, cerca de 3% dos domicílios recebem abastecimento, mas os moradores preferem utilizar outras formas de abastecimento principalmente.

Percentualmente, estão acima de Canoinhas no que diz respeito ao abastecimento ligado à rede geral, os municípios de Mafra, com 84,6% dos domicílios abastecidos; Porto União, com 85,98% dos domicílios; e Três Barras, com 87,23% dos domicílios, ocupando o posto de município do Planalto Norte com o maior número de domicílios ligados à rede geral.

 


ALTERNATIVAS

Em Bela Vista do Toldo, apenas 28,12% dos domicílios possuem ligação à rede geral, sendo o município com o maior percentual de casas cujos moradores têm de buscar formas alternativas para abastecimento de água. Os dados coletados e divulgados pelo IBGE apontam que 53,34% dos domicílios de Bela Vista do Toldo tem abastecimento de água a partir de poços ou cacimbas e 9,27% utilizam água de fontes, nascentes ou minas. O percentual de domicílios no município que utilizam poços profundos ou artesianos é de 8,89%.

Em Major Vieira, mais da metade dos domicílios não possuem ligação à rede geral, um percentual de 58,72%. As estatísticas divulgadas pelo IBGE apontam que as alternativas para o abastecimento refletem em 10,83% dos domicílios utilizando água de poços profundos ou artesianos e 44,86% com água de poços rasos, freáticos ou cacimbas.

Em Canoinhas, a taxa de domicílios que utilizam poços rasos ou cacimbas como principal fonte de abastecimento é de 11,80%. A título de comparação, em todo o território catarinense, apenas 2,21% dos domicílios utilizam esta forma de abastecimento como a principal.

Três Barras é o único município do Planalto Norte que, percentualmente, supera os dados relacionados à totalidade de domicílios ligados à rede geral no território catarinense e também em todo o Brasil. Os dados do IBGE apontam que em todo o país, o percentual é de 83,88%. Em Três Barras, tal percentual é de 85,56%.

Em Monte Castelo, um dado curioso: cerca de 70% dos domicílios recebem abastecimento de água da rede geral, no entanto, conforme as estatísticas levantadas e divulgadas pelo IBGE, 29,30% destes domicílios têm ligação à rede geral, mas utilizam principalmente outras fontes de abastecimento.