sábado, 27

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Dúvidas sobre situação de veículos trava leilão da prefeitura de Canoinhas

Últimas Notícias

Vereadores esclareceram questões e ouviram dados sobre transporte de pacientes da Saúde


SAÚDE E LEILÃO

- Ads -

O responsável pelo setor de transportes da prefeitura de Canoinhas e membro da Comissão de Patrimônio Municipal, Sérgio Murilo Miguel, usou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira, 4, para esclarecer dúvidas dos vereadores que disseram na semana passada que têm recebido reclamações de que faltam carros para transportar pacientes.

Ele começou falando do interior, afirmando que, agora, há um carro para levar a pessoa que tenha vindo de ambulância ao centro de volta ao interior. De modo mais amplo, ele informou números superlativos como o de que 954 mil km foram rodados em um ano só em tratamentos fora do domicílio (TFDs). Foram 13,9 mil pacientes transportados em um ano, 242 viagens por mês.

Dos 15 carros que vieram do Ministério Público depois da apreensão feita na revenda do ex-vice-prefeito Renato Pike, nem todos estavam funcionando. “Por estarem muito tempo parados, necessitavam manutenção”, explicou. Contudo, hoje, os 15 estão sendo usados para a Saúde. Há, ainda, um carro à disposição do gabinete. O carro que era de Beto Passos foi devolvido a ele na semana passada, conforme a coluna noticiou.

Ele explicou que um Corolla Sedan, comprado pelo Município para o gabinete, foi cedido e está sendo usado para o transporte de pacientes porque tem porta-malas maior, ideal para transporte de cadeiras de rodas. Por isso o Toyota Cross, que era de Passos, havia ficado com o gabinete da prefeita. “Mesmo ficando sem o Cross, o gabinete não requisitou o Corolla Sedan”, frisou.

Sérgio defendeu a realização de um leilão de 21 veículos danificados, cujo projeto está travado há semanas na Câmara. “Sem leilão, o valor dos veículos cai e o custo aumenta a cada mês. O carro é vendido pelo maior lance. Ele é aberto”, defendeu. São 20 carros e uma Van.

A vereadora Tatiane Carvalho (MDB) questionou porque a Van 2019/2020 está para leilão. Sergio respondeu que a Van tem mais de 400 mil kms rodado. O motor tem problemas e teria de comprar um motor novo. O ar condicionado também está com problemas. Hoje, há uma Van alugada que leva pacientes para fazer hemodiálise em Mafra. O custo é de R$ 2,90 por quilômetro.

“São muitos carros, são muito novos e isso nos chamou atenção. Queremos saber pelo menos o mínimo do que vale cada carro desses. Queremos que mandem um valor mínimo. Esperamos esse valor mínima para aprovar o projeto”, disse Tatiane, aproveitando para denunciar o caso de um paciente em quimioterapia que teria sido deixado a 8km de sua casa.
Sérgio se comprometeu a responder à vereadora rapidamente com os valores estimados. Tatiane disse que com essa reposta crê que o projeto siga seu rito na Câmara.





GRAVE

Vereador Chico Mineiro (PL) questionou sobre furtos ocorridos no pátio da prefeitura. Ele citou o exemplo de dois Polos cujas peças foram roubadas. Uma sindicância foi aberta para investigar o caso. “É muito fácil de descobrir: qual foi a última abastecida daquele carro? Aquilo lá é um crime”, afirmou.
Sérgio disse que quando chegou a situação já estava assim.





AH QUE SAUDADE

Ao comentar que novamente uma empresa de transporte escolar decidiu abandonar o serviço na sexta passada no fim do expediente em Canoinhas, o vereador Osmar Oleskovicz (PSD) defendeu o trabalho que era feito pelo Coletivo Santa Cruz, cujos proprietários são réus confessos na Et Pater Filium. Eles contaram ao Ministério Público que pagavam propina para garantir que seriam contratados fraudando licitações. Há, ainda, indícios bem fortes de que eles superfaturavam itinerários. “Essas licitações fracionadas são péssimas. Antes a empresa (Santa Cruz) pegava as linhas filé, mas também ficava com o nervo e o osso”, se referindo a linhas mais delicadas.

Segundo o vereador, como secretário de Educação, quando havia problema com o transporte, ele ligava para Rodrigo Dams, do Coletivo, e a situação era rapidamente resolvida.










LIVRE CONCORRÊNCIA

Vereador André Flenik (Podemos) lembrou que o que Coletivo Santa Cruz fez foi sufocar a concorrência para garantir sua hegemonia no transporte escolar em Canoinhas. Ele citou pelo menos um caso de empresa da cidade que nunca conseguiu uma linha de transporte escolar, por mais que tentasse. “Nós vamos levar anos para que as empresas da cidade consigam de forma justa concorrer em editais”, afirmou.






EXPLICAÇÕES

Um vídeo que circula desde o fim de semana nas redes sociais mostra o delegado regional de Canoinhas, Eduardo Borges, tentando entrar em uma casa na qual está sua companheira. Ela mesma filma a ação e pede que ele recue. O vídeo tem 40 segundos e, segundo o delegado, é um recorte de uma longa discussão que acabou com ele concordando em deixar o local. Pouco depois ele voltou a conversar com a companheira e eles estão bem, segundo ele.

Um jornal da Grande Florianópolis chegou a postar o vídeo nas redes sociais, mas a companheira de Eduardo pediu que eles retirassem afirmando que a situação havia sido resolvida. O jornal confirmou o diálogo com a moça por WhatsApp.

A coluna consultou a Polícia Militar, que informou que nenhum boletim de ocorrência foi registrado envolvendo o delegado.






BÊNÇÃO

O prefeito de Monte Castelo, Jean Carlos Medeiros (PSDB), viu com estranhamento a informação de que o secretário de Saúde da cidade, Gilvani Carneiro, teve sua pré-candidatura a prefeito oficialmente anunciada em encontro concorrido do PSDB. O evento contou com a presença de importantes lideranças estaduais e federais do partido, incluindo o líder nacional, Aécio Neves. Uma foto de Gilvani com o deputado estadual Vicente Caropreso circulou nas redes confirmando a bênção da alta cúpula tucana.

“Fomos pegos de surpresa com esse lançamento. Eu não fechei esse apoio. Ele é o presidente do partido, e, aparentemente, o deputado Vicente prefere ele. Entretanto, venho tratando com diversos nomes. E da minha parte não está fechada questão, posso assim apoiar outra pessoa!”, disse Medeiros à coluna. O prefeito encerra neste ano seu segundo mandato.





VERBA

O deputado federal Pedro Uczai (PT) está destinando R$ 500 mil para a cidade de Major Vieira. A cidade é a única do Planalto Norte administrada pelo mesmo partido do presidente Lula. Edson Schroeder (PT) comemorou a verba, na foto, ao lado do deputado (C) e do secretário municipal de Saúde, Nilson Souza. A emenda será destinada, justamente, para a Saúde.





SOCORRO

O vereador André Flenik (Podemos) está requerendo que a Defesa Civil e a Caixa Econômica façam vistoria urgente nas casas do Residencial Nossa Senhora Aparecida, especialmente na rua Haroldo José Muller. “Foi verificado no local a falta do sistema de drenagem e a possibilidade de desabamento do barranco sobre as residências”, alertou.








CORRUPÇÃO, PAULINHO

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) apresentou uma denúncia contra nove pessoas envolvidas em casos de corrupção no Detran de Joinville, incluindo crimes como o de violação de sigilo funcional, inserção de dados falsos em sistema de informações, falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa, advocacia administrativa e associação criminosa.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?