Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 16

de

junho

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Deputados aprovam admissibilidade da PEC do Universidade Gratuita

Últimas Notícias

Governo prevê concessão de 75 mil vagas a estudantes carentes

- Ads -

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, na sessão desta terça-feira, 27, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2023, de autoria do Poder Executivo, que viabiliza a implantação do Programa Universidade Gratuita. Com a decisão, a matéria retorna para as comissões para análise do mérito.

A PEC revoga os artigos 47, 48 e 49 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição estadual. Na exposição de motivos que acompanha a PEC, o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, explica que a matéria visa dar sustentação legal ao programa idealizado pelo governo do Estado para a concessão de 75 mil vagas a estudantes carentes nas instituições de ensino superior do estado.

Além da PEC, a implantação do programa também depende da aprovação de outros dois projetos, já em análise na Assembleia Legislativa: o Projeto de Lei Complementar (PLC) 13/2023 e o Projeto de Lei (PL) 162/2023. As três matérias tramitam de forma conjunta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Comissão de Finanças e Tributação e na Comissão de Educação, Cultura e Desporto. A expectativa é que elas sejam votadas em plenário ainda na primeira quinzena de julho.


APROVAÇÕES

Além da PEC, o Plenário aprovou cinco projetos de lei (PLs), todos de autoria parlamentar. Duas propostas tratam da concessão do título de utilidade pública.

Já o PL 213/2020, da deputada Paulinha (Podemos), dispõe sobre condutas proibidas aos agentes políticos e administrativos do Estado de Santa Catarina. Ele proíbe que servidores e agentes políticos se cadastrem para receber recursos de programas do governo federal de auxílio ou complementação de renda. A punição para o descumprimento vai desde a exoneração ao afastamento imediato sem remuneração para investigação administrativa.

O PL 265/2022, do deputado Pepê Collaço (PP), inclui municípios do Sul do estado na Rota das Estâncias Termais e Climáticas de Santa Catarina, aprovada pela Alesc em 2016. Por fim, o PL 51/2023, do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), institui o mês Março Azul em Santa Catarina para conscientização e prevenção do câncer de intestino.

Os PLs aprovados nesta terça passarão pela votação da Redação Final antes de seguirem para análise do Poder Executivo.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?