terça-feira, 30

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Deputado cobra resposta sobre demora do IML em liberar corpos na região

Últimas Notícias

Na semana passada, o órgão levou mais de 24 horas para liberar os corpos de dois jovens que morreram em acidente em Papanduva

IML

- Ads -

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou um requerimento endereçado ao Governo do Estado com questionamentos sobre a atuação do Instituto Médico Legal (IML) nas regiões do Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. A medida foi discutida na quarta-feira, 10, na Comissão de Assuntos Municipais, e proposta pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), após o parlamentar ser informado a respeito da demora na liberação dos corpos dos jovens Lucas Popadiuk Kozoris e Amilton Karpen, de 23 e 39 anos, respectivamente, mortos em um acidente ocorrido no sábado, 6.

As duas vítimas estavam em uma moto, quando perderam o controle e caíram em uma ribanceira localizada entre as cidades de Santa Terezinha e Papanduva.

Após a realização da perícia pela Polícia Científica no local, os corpos teriam sido encaminhados ao IML de Mafra onde permaneceram por mais de 24 horas aguardando a avaliação dos profissionais para liberação, que aconteceu apenas no domingo, 7, após às 22h.

De acordo com informações da família, a demora ocorreu em função da falta de profissionais para atendimentos no sistema de plantão do IML local, situação que vem sendo recorrente em toda a região.

“Não basta a dor de perder um ente querido, essas e tantas outras famílias da região precisam conviver com a lentidão nas perícias antes de poder prestar suas homenagens e se despedir de seus familiares. Isso é algo muito dramático, muito comovente e precisa ser resolvido com a oferta de um serviço adequado à comunidade”, destacou Napoleão.



PSD EM TRÂNSITO

Napoleão Bernardes fala durante evento do PSD na quinta passada/Reprodução

O PSD fez evento na quinta-feira, 11, com a presença do ex-prefeito Beto Faria (MDB), aumentando as especulações de que os dois partidos apoiarão Faria no desejo de retornar à prefeitura. Participaram do evento expoentes do PSD como o deputado estadual Napoleão Bernardes e o deputado federal Darci de Mattos.

Considerando que na tímida plateia havia 11 pré-candidatos a vereador pelo PSD, a oposição comemorou o baixo quórum.





PRÉ-CANDIDATOS

Entre os pré-candidatos arrebanhados pelo PSD estão os radialistas Jô Cembalista, da Rádio Clube, e Roger Stankevicz, que trabalhou na Massa FM em Canoinhas.




HABITAÇÃO   

Mafra será beneficiada com 66 casas populares do programa Minha Casa Minha Vida Rural. O anúncio foi oficializado pelo Governo Federal na semana passada.

As casas serão destinadas às famílias com renda bruta de R$ 36,8 mil.





PRESIDENTE

O ex-deputado estadual Antonio Aguiar vai assumir a presidência do PSDB, partido para o qual migrou recentemente.




INVESTIGAÇÃO

A pedido da Secretaria de Educação de Major Vieira, nesta segunda-feira, 15, deve ser aberto um processo de inquérito administrativo para investigar a morte de um bebê em uma creche do Município. O resultado do laudo cadavérico ainda não foi oficialmente divulgado. O bebê foi encontrado morto durante a hora do “soninho”.





DANÇA DAS CADEIRAS

Nereu Martins Carvalho deixou a Secretaria da Agricultura de Mafra para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores.

Já em Itaiópolis, Ederson Virmond deixou a Secretaria de Obras e Luis Wojciechowski deixou a Secretaria da Indústria, Comércio, Cultura e Turismo com a mesma intenção.





PORTO UNIÃO

Mibach e Célio Tucano/Divulgação

O PSDB de Porto União deve lançar seu presidente, Celio Tucano, como candidato a prefeito com as bênçãos do atual chefe do Executivo, Eliseu Mibach.

O PSD, sob a presidência de Nei Giacominni; o União Brasil, comandado por Ruan Wolf; o Republicanos, representado por Jonatan Vezaro; e o MDB, liderado por Sandro Batata, já estão alinhados e com suas nominatas prontas. Todos declararam apoio à chapa majoritária, sinalizando aliança entre PSDB e MDB.

Dentro do MDB, destacam-se alguns nomes para a vice de Celio Tucano, como o atual vice-prefeito Erico Rosenscheg, o ex-vereador Elio Weber, o Coronel Paulo Henrique, entre outros que manifestaram interesse em ocupar a posição.





ATRASO

O Ministério da Educação do governo Lula (PT), comandado por Camilo Santana, atrasa desde fevereiro para todo Brasil o dinheiro federal para transporte escolar. A primeira de dez parcelas era para ser paga no início das aulas, mas nem um centavo chegou às redes até agora.





PROLIFERADO

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer um alerta sobre o aumento de movimentos neonazistas no Brasil, especialmente em Santa Catarina.

O CNDH diz que existe um “alarmante cenário de crescimento” desses grupos, “com aumento do discurso de ódio especialmente direcionado às mulheres, à população negra e à população LGBTQIAP+”.

O texto cita uma série de casos em Santa Catarina, incluindo um grupo que vendia artefatos nazistas.


DESTAQUE

A Help Multas, fundada em União da Vitória e com filial em Canoinhas, foi destaque no jornal O Estado de S.Paulo como exemplo de franquia que se consolidou, faturando R$ 15 milhões no ano passado, crescimento de 50% em comparação com 2022.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?