segunda-feira, 13

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Corretores pedem que Ministério Público altere nome de operação desencadeada em Papanduva

Últimas Notícias

Eles alegam que expressão prejudica a categoria

CORRETOR

- Ads -

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) a pedido do Creci alterou o nome da “Operação Corretor”, realizada na cidade de Papanduva, para “Operação Medius” para evitar qualquer relação da investigação com a classe de corretores.

A ação, deflagrada no dia 24 de agosto cumpriu dois mandados de busca e apreensão. A investigação apura eventuais crimes contra a administração pública, praticados, supostamente, por agente público do município, pelo recebimento de vantagem indevida para praticar ato de ofício na destinação de imóveis públicos.

A operação “Medius”, expressão do latim que significa intermediário, é uma referência ao modus operandi do investigado que, mediante cobrança de propina de empresários, intermediava a instalação de seus empreendimentos em terreno público.

Conforme a coluna registrou, o principal alvo da operação segue trabalhando na prefeitura porque, segundo o Município, não há nenhuma condenação contra ele até o momento.


MILIONÁRIO

As campanhas ao governo de Santa Catarina já somam R$ 3.037.198,24 em gastos previstos ao final da terceira semana da corrida eleitoral, que teve início oficialmente no dia 15 de agosto. O montante ainda deve crescer bastante, já que só quatro dos 10 candidatos declararam despesas à Justiça Eleitoral até o momento.


VALENDO

Já está em vigor a Lei de Diretrizes Orçamentárias de Santa Catarina para 2023. A norma, aprovada pela Assembleia Legislativa, foi sancionada pelo governador no final de agosto. O texto tem como origem um projeto de autoria do Poder Executivo. A lei estabelece as bases para a elaboração do orçamento do Estado para o próximo ano.




AGRICULTURA

O deputado Romildo Titon, do MDB, assume neste sábado, 3, a Secretaria Estadual de Agricultura de Santa Catarina. A posse acontece junto com Moacir Sopelsa,  presidente da Assembleia, que será o governador de Santa Catarina com a licença do governador Moisés, para dedicar-se a campanha eleitoral.




APP

A Justiça Eleitoral recebeu nos primeiros 15 dias de campanha, de 16 a 31 de agosto, 154 denúncias envolvendo supostas práticas de propaganda eleitoral irregular em Santa Catarina, relativas às eleições de 2022. Deste total,136 foram arquivadas.

As denúncias foram feitas pelo aplicativo Pardal. O dispositivo pode ser encontrado gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.



PROPAGANDA ELEITORAL NEGATIVA X LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Gean Loureiro

Na sessão plenária do dia 22 de agosto, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) apreciou o primeiro processo cuja questão de fundo envolvia o embate entre propaganda eleitoral negativa x livre manifestação do pensamento, nas Eleições Gerais 2022. Na ocasião, os juízes decidiram que o julgamento serviria de paradigma para futuros processos que tratassem de propaganda eleitoral irregular escondida sob o manto do anonimato.

Ao analisar o processo, o relator Otávio José Minatto, juiz auxiliar da propaganda, considerou improcedente o recurso interposto pelo partido União Brasil que pedia a extinção do perfil criado no Facebook, utilizado de forma anônima para fazer crítica pessoal de natureza política ao então pré-candidato ao cargo de governador, Gean Loureiro. No entendimento do relator, não houve pedido de voto e não haveria necessidade de se quebrar o mencionado anonimato.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?