sábado, 11

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Com vitória de Godoy, governo termina o ano dois passos à frente da oposição

Últimas Notícias

Oposicionistas sofreram duas derrotas seguidas

- Ads -

SALDO POSITIVO

Com a vitória de Willian Godoy (PSD) para a presidência da Câmara de Vereadores de Canoinhas, o governo Beto Passos (PSD) encerra o ano com dois passos à frente da oposição. A primeira vitória foi ao tomar o controle da CPI dos Livros. A nova eleição da mesa diretora ainda não aconteceu, mas a eleição para a presidência da Câmara é prenúncio de que o controle está garantido. A preocupação do governo em garantir a presidência e relatoria da CPI se revelou na dificuldade de se preencher a segunda secretaria da Casa.

Havia preocupação de faltar gente para ocupar a direção da CPI, já que membros da mesa diretora da Casa não podem participar da mesa diretora da CPI.

No fim das contas o governo sai no lucro. A oposição até pode ter a ilusão de vitória ao reverter o projeto que desfavoreceu os ACTs, mas sabe que na realidade é uma batalha perdida. ACTs o governo contrata se quiser e se a classe continuar a esticar a corda, a situação pode ficar pior.

De modo geral, o governo fecha o ano com saldo positivo. O susto que Silmara Gontarek (PL) deu no caso dos ACTs não passou mesmo de um susto.

Passos começa 2022 demarcando território na Câmara. Ao menos até um governista mudar de lado. Enquanto isso não acontecer a oposição segue trabalhando no campo psicológico, tentando dificultar a vida do governo questionando e cobrando, mas perdendo quando se trata de mudar algo de fato por meio de votação.




“Vamos continuar lutando. Quando tiver de aplaudir vamos aplaudir, do contrário vamos brigar”

do vereador Marcos Hommer (Podemos)






“Nessa casa não tem só 4 vereadores lutando pelo povo, são dez vereadores”

do presidente eleito, Willian Godoy (PSD)






“Democracia é viver bem com as pessoas”

do vereador Wilmar Sudoski (PSD)






MAJOR VIEIRA

Vereador Silvio Kizema/Arquivo

Na Câmara de Major Vieira, Silvio Kizema (PP) foi reeleito presidente da Casa. Mudou apenas o vice. Alcir de Deus Bueno (PP) ocupará o cargo.

Soleima Aparecida de Oliveira (PSL) segue como 1ª secretária e Laércio Sobzack como 2º secretário. A eleição aconteceu nesta segunda-feira, 20.


MENOS UM

João Rodrigues/Alex Ferreira/Câmara dos Deputados)/



Em live nas redes sociais na noite desta terça-feira, 21, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), anunciou que não vai disputar as Eleições 2022. Ele era cotado para concorrer ao governo de Santa Catarina. 




BOLSA-ATLETA

Atletas e paratletas que atuam em Santa Catarina poderão receber um auxílio financeiro mensal pago pelo governo do Estado. É o que prevê projeto de lei aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 20. A proposta cria o programa bolsa-atleta.





MERCOSUL E TRANSPARÊNCIA

Nesta segunda-feira, 20, na Assembleia Legislativa, a Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul aprovou projeto de lei que impõe à administração pública estadual, o acesso às informações sobre notas fiscais eletrônicas emitidas.

Também foi aprovado pela comissão projeto de lei que obriga hospitais filantrópicos que utilizam recursos públicos estaduais a manter portal de transparência na internet. A matéria é de autoria do deputado Volnei Weber (MDB).





PÉZINHO

Já está em vigor a lei que obriga laboratórios das redes pública e privada a notificarem as autoridades de saúde quando houver alguma alteração indicada em resultado de exame de triagem neonatal, conhecido como o teste do pezinho. O autor da lei é o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

A proposta foi sancionada pelo governador no início de dezembro.





NÃO DÁ

Proposta do deputado Bruno Souza (Novo) aprovada por unanimidade em novembro pela Assembleia Legislativa foi sancionada pelo governador Carlos Moisés.

A iniciativa veda a concessão de homenagens, comendas, honrarias, condecorações e outros tipos de reconhecimentos, como título de cidadão catarinense, concedidos pela Administração Pública em Santa Catarina às pessoas consideradas inelegíveis pela Lei Complementar federal de 1990.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?