terça-feira, 30

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Com mais de 200 casos ativos, Canoinhas amplia vacinação e não pretende reabrir central covid

Últimas Notícias

Uma das ideias é fazer vacinação itinerante nos bairros

- Ads -

Dado o aumento de casos de covid-19 que foi de zero a 214 em dez dias, a prefeitura de Canoinhas anunciou na tarde desta segunda-feira, 10, uma série de medidas para enfrentar essa nova onda da pandemia. Havia críticas por parte da oposição quanto a morosidade do governo em anunciar as medidas.

A primeira decisão é de ampliar a vacinação contra a covid-19 começando por este sábado, 15. As informações sobre os horários e públicos a serem imunizados serão divulgadas no decorrer da semana.

Ainda de acordo com a assessoria, ainda neste mês, o município fará vacinação itinerante em pontos estratégicos nos bairros.

Segundo a Secretaria de Saúde analisou o perfil epidemiológico desses mais de 200 novos casos “é reflexo da vinda de pessoas contaminadas de outros municípios e das viagens dos canoinhenses durante os feriados do Natal e Ano Novo”.

Dos internados canoinhenses positivados no Hospital Santa Cruz, nenhum está em intubado. Há dois pacientes de Três Barras usando respiradores.

Além das ações de vacinação, Canoinhas reforçou o atendimento médico na atenção básica, conforme já anunciado na semana passada.

“Desde julho do ano passado não ultrapassávamos a barreira dos 200 casos ativos de covid. Chegamos a zerar no dia 23 de dezembro e por isso encerramos as atividades na Central Covid”, explica a secretária interina de Saúde, Rafaeli Maize Zieruth. A assessoria de imprensa do Município divulgou uma foto dela com o prefeito e a titular do cargo, que está em férias, Kátia Oleskovicz, mas não precisou quando a foto foi feita.

Com o novo pico de coronavírus e de casos de gripe, os sintomas respiratórios estão sendo atendidos nas unidades básicas de saúde. Das 7h às 19h nas unidades Central e do Campo. E das 7h às 13h nas unidades Cohab I e Piedade.

 Situações emergenciais poderão ser encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento 24h.

ISOLAMENTO

A Secretaria de Saúde lembra aos pacientes positivados para covid-19 sobre a importância do isolamento social e necessidade de permanecer fora do convívio social por 10 dias. As pessoas precisam lavar sempre as mãos, usar máscaras (e higienizá-las).

DIVULGAÇÕES

A Secretaria de Saúde vai reforçar também as divulgações de conscientização sobre cuidados de higiene e importância da vacina nas redes sociais, jornais e rádios. A pasta não pretende, contudo, retomar os boletins diários com informações sobre pacientes infectados e internados. Não há intenção, também, de reabrir a Central Covid, que atendia casos suspeitos de covid anexo ao Hospital Santa Cruz. A Central segue sendo usada apenas para coleta de secreção de casos suspeitos.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?